Representante europeu visita Cuba e propõe parcerias comerciais

O diretor executivo do Departamento das Américas da União Europeia (UE) Christian Leffter classificou de produtiva a sua estadia em Cuba, com o fim de impulsionar o diálogo para um acordo marco entre as partes, de acordo com informações da imprensa cubana emitidas nesta sexta-feira (10).

“O objetivo da visita a Cuba foi promover conversações para um convênio global conjunto que sirva de plataforma sobre a qual construir maiores intercâmbios”, declarou Leffter durante um encontro com a imprensa, na sede da delegação da UE em Havana, capital de Cuba.

O representante europeu defendeu a ampliação dos vínculos existentes e ressaltou o interesse do bloco europeu em ser um parceiro comercial da ilha caribenha, e disse também que demonstra os “interesses comuns e compartilhados, embora também haja elementos de divergência”.

De acordo com Leffter, a UE considera que é um bom momento para conversar e iniciar negociações, até o final de 2013. “No contexto econômico, o objetivo que temos é estabelecer bases sólidas para um progresso mais amplo de relações entre Cuba e a UE”, ressaltou.

Leffter indicou que “Cuba é o único país da América Latina e do Caribe com o qual a UE não tem um acordo, já que não existe um marco legal para tanto, e esta é uma exceção que não pode ser prolongada”.

O europeu ratificou o rechaço pelas medidas unilaterais de uns países com relação a outros, e em particular, reiterou a crítica contra o bloqueio dos EUA contra a ilha caribenha. Além disso, assinalou que Cuba é um parceiro apreciado do outro lado do Atlântico, e um acordo com a UE seria um valor adicional para ambos.

A zona do euro enfrenta uma dura crise, mas continua com seus programas de cooperação e intercâmbio com o exterior, de acordo com Leffter. Em sua opinião, uma saída à crise no interior das nações europeias não se resolverá com a redução da cooperação, do investimento ou do intercâmbio com o exterior.

Por outro lado, saudou iniciativas de integração e coordenação regionais como a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), presidida atualmente por Cuba.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho