Sem categoria

"É preciso avançar, mas com desenvolvimento robusto e continuado"

Esse foi o tom dado por Adalberto Monteiro, secretário Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, ao refletir sobre conjuntura nacional durante entrevista à Rádio Vermelho. Ele afirma que "o Brasil encontrou a rota do desenvolvimento, da afirmação de sua soberania, da ampliação da democracia, mas o PCdoB avalia que é chegada a hora de avançar ainda mais nestes pontos".

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

O dirigente lembra que esta década é marcada por um processo massivo de combate às desigualdades sociais e regionais, mas reconheceu que "ao lado dessa colheita positiva também aparecem os problemas, os obstáculos que precisam ser vencidos. E citou como exemplo a questão econômica.

Segundo ele, dez anos é um tempo razoável para entender os problemas e iniciar um processo de mudança, mas não é suficiente para uma transformação geral.

"A política econômica, por exemplo, deve avançar, a presidenta Dilma precisa completara esse movimento que ela sinaliza de fazer valer uma nova política macroeconômica. Ou seja, avaliamos que a política macroeconômica deve ser suporte de um desenvolvimento robusto e continuado", externou o comunista.

E acrescenta, para que o governo Dilma realize seu propósito de combater a pobreza é preciso produção de riqueza, e esta deve estar associada a alta nos índices de crescimento.

Vanguarda comunista

Adalberto também falau sobre o interesse da militância comunista em refletir, cotidianamente, sobre a conjuntura nacional e de pensar em alternativas para avançar nas conquistas. Segundo ele, "este é um traço dos comunistas. Ao longo de seus 91 anos, o PCdoB sempre esteve na linha de frente das questões, refletindo sobre os problemas e propondo saídas que sempre tiveram como finalidade a valorização do povo, dos trabalhados".

Ouça a entrevista na íntegra na Rádio Vermelho: