Porto de Salvador completa 100 anos

Nesta segunda-feira, 13 de maio, uma das principais referências históricas de Salvador comemora 100 anos de existência: o Porto da cidade. Para comemorar a data, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), lançou o livro “Tesouros do Comércio – História e Arquitetura da Zona Portuária de Salvador”. Em 152 páginas, a publicação traz a variedade e a riqueza dos prédios inspirados nas escolas arquitetônicas alemã, inglesa, italiana, francesa e portuguesa.

Através de fotos e textos, o livro relata a história da Zona Portuária de Salvador, além de outros símbolos da cidade como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo; registra em detalhes o acervo das igrejas da Nossa Senhora da Conceição da Praia, Pilar e São Pedro Gonçalves; e ainda resgata um texto escrito por Milton Santos, em 1963, em comemoração aos 50 anos do Porto.

Localizado na Baía de Todos os Santos, o Porto de Salvador foi o primeiro a ser fundado no Brasil e já foi o principal porto da América do Sul. Atualmente, está entre as 10ª e 12 ª colocações no ranking dos portos brasileiros, com escoação principalmente de produtos e matérias-primas consumidas no país.

Requalificação

No momento, o Porto passa por uma requalificação com investimento do Governo Federal, que integra os projetos turísticos para a Copa do Mundo 2014 e são consideradas estratégicas para a retomada de outro projeto urbanístico importante para Salvador: a revitalização do bairro do Comércio, que reúne um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos e monumentos históricos da Bahia.

O novo terminal de passageiros vai atender ao processo de expansão do fluxo turístico marítimo, recebendo com maior conforto os visitantes de Salvador, além de servir também aos soteropolitanos, em atividades culturais e de entretenimento.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências