Colômbia: Santos pede para investigar ameaças contra jornalistas

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, manifestou nesta terça-feira (14) que o governo perseguirá qualquer ameaça contra jornalistas e preservará o exercício da liberdade de expressão.

Juan Manuel Santos - Telám

Em sua intervenção em um fórum nacional sobre o tema, disse que “as autoridades estão brindando proteção especial aos 90 jornalistas” O Ministério Público conta com todos os instrumentos do Estado para ir a fundo no assunto, disse, após destacar que pediu especialmente para o procuradores-gerais Eduardo Montealegre e Alejandro Ordóñez para investigar as denuncia recentes.

Segundo cifras oficiais de 2010, cerca de 100 repórteres foram ameaçados e três deles assassinados. O último dos executados, na sexta-feira (10), foi o locutor e diretor da rádio Planeta Cali, Alberto del Valle, que recebeu ameaças e foi atingido por sete balas na saída da emissora.

Em 1º de maio, no entanto, o diretor de investigações da revista Semana, Ricardo Calderón, foi vítima de um atentado em Bogotá, ao regressar de uma reportagem sobre as irregularidades do presidio militar de Tolemaia.

Em 6 de maio, oito jornalistas colombianos de Valledupar foram intimados a saírem da região num prazo de 24 horas, um comunicado assinado pelo autodeterminado Exército antirrestituição de terras informou que o prazo começaria a reger a partir do momento em que receberam a ameaça. A principio somente dois deles contavam com um esquema de segurança para sua proteção.

Mais de 130 jornalistas foram mortos naquele país nos últimos 30 anos, a maioria em regiões distantes de Bogotá, onde o exercício do jornalismo é objeto de permanente ameaça. Muitos destes crimes permanecem até agora impunes.

Fonte: Prensa Latina