Nicolás Maduro ressalta legado histórico de Bolívar e Chávez 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ressaltou nesta terça-feira (14) o legado ao país aportado pelo Libertador Simón Bolívar e pelo comandante Hugo Chávez, figuras de distintas épocas mas com iguais ideais, declarou.

Ao intervir na inauguração do Mausoléu de Bolívar em Caracas, o mandatário recordou que nos séculos 19 e 20, o destacado patriota sempre figurou como inspiração e bandeira.

Com a insurgência cívico-militar de fevereiro de 1992, começou um longo processo de ‘ressurreição’ do Libertador, no qual a história se converteu em povo e inspiração concreta, acrescentou.

Falar do século 21 e de Bolívar, obrigatoriamente para todos os tempos futuros e presentes, será falar também de uma figura histórica que soube encarnar seus ideais, afirmou Maduro ao referir-se a Chávez.

Nesse sentido, assegurou que é impossível entender a cultura política e histórica da Venezuela do presente sem a dimensão histórica do comandante Chávez na nova dinâmica da vida de nossos povos.

Ambos são "dois homens e duas épocas que conseguiram conectar-se", acrescentou o presidente.

Em sua época, Bolívar foi quem assimilou os efeitos da ebulição das ideias de independência e as levou à prática.

Para a atualidade, Hugo Chávez é a expressão de um tempo histórico, em que o povo se insurgiu novamente para enfrentar a burguesia.

As ações contra os venezuelanos nesse momento impactaram na reserva moral e ética da Pátria, nos jovens militares, expressou Maduro, ao explicar o surgimento de Chávez como fenômeno histórico que reivindica o ideal do projeto do Libertador.

Agora, todos os que participamos da equipe política e do governo venezuelano estamos hoje mais unidos que nunca, enfrentando as campanhas de intrigas dos adversários, afirmou.

Prensa Latina