Amazonas discute Transporte e Cultura na pasta do meio ambiente

Na última segunda-feira, dia 13, o deputado Alcides Amazonas (PCdoB) esteve na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente reunido com seu secretário-adjunto, Manoel Victor de Azevedo. Acompanhado de dois representantes do Sindicato Nacional do Comércio Transportador, Revendedor e Retalhista de Combustíveis (SindTRR), o deputado tratou do transporte desse tipo de produto na cidade e as atuais dificuldades do setor para viabilizá-lo.

Amazonas e adjunto da secretaria municipal de verde - Priscila Lobregatte

Isso porque em 20 de fevereiro de 2009 foi editado o Decreto Municipal 50.446, regulamentando o transporte de produtos perigosos por veículos de carga nas vias públicas da cidade e instituindo a LETPP, expedida pelo Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).

No entanto, de acordo com o SindTRR, “mesmo obedecido o prazo de renovação pelo interessado, para cada carro-tanque, o DSV tem demorado sobremaneira para a expedição, obrigando o veículo a transitar apenas com a cópia do protocolo do pedido de renovação”. Mesmo munidos de tal protocolo, os transportadores estariam sendo autuados.

Para Amazonas, a intermediação de seu mandato junto à SVMA visa a ajudar um ramo estratégico para o funcionamento da cidade. “Este setor tem a missão de levar os combustíveis às empresas e ao consumidor e qualquer fator que inviabilize essa circulação acaba prejudicando a economia e o cotidiano das pessoas. Por isso, é importante que o poder público resolva esses entraves”.

Da parte da SVMA, ficou acertado o compromisso de buscar o DSV para marcar reunião em que se estabeleçam melhores condições de aplicação da lei vigente sem o prejuízo do setor
Comemoração do solstício

Na mesma ocasião, o deputado Alcides Amazonas encaminhou pedido recebido em seu gabinete referente à realização das comemorações dos solstícios na cidade de São Paulo.

A ideia dos organizadores é que a celebração – ocorrida em junho e dezembro – possa acontecer em parques municipais e ser inserida no calendário da cidade. “Trata-se de uma iniciativa que vai ao encontro do que a prefeitura tem buscado fazer: transformar os parques e espaços de lazer em lugares cada vez mais abertos e com atrações gratuitas para a população”, explica Amazonas.

Da parte da SVMA também ficou o compromisso de buscar parques onde a celebração pudesse ser realizada e mesmo a inclusão do evento na Semana do Meio Ambiente, marcada para junho.

Os solstícios são momentos em que o sol atinge sua maior declinação em latitude. A orientação é a partir do hemisfério norte, de maneira que por volta do dia 21 de junho ocorre o de verão – neste caso, o dia fica mais longo – e por volta do dia 21 de dezembro – quando a noite fica mais longa – acontece o de inverno. As datas marcam as mudanças das estações e são celebradas em diversos locais do mundo.

Fonte: www.alcidesamazonas.com.br