Dirigentes nacionais do PCdoB participam do Encontro Sindical

A participação de dirigentes nacionais do PCdoB enriqueceram os debates desta quinta-feira (16), no 5º Encontro Sindical Nacional, realizado no Rio de Janeiro. O secretário nacional de Organização Partido, Walter Sorrentino, reafirmou a clareza de que os sindicalistas devem ser a força motriz do processo a que se propõe o PCdoB. “Vocês representam a esperança política dos dias atuais para superar as contradições no Brasil”.

Do Rio de Janeiro, Mariana Viel

O sindicalismo é parte destacada da luta política dos últimos 10 anos no país, afirmou o dirigente. Ele ressaltou a importância do Programa do PCdoB. “Todos os êxitos atuais do Partido e o papel político que o PCdoB ocupa hoje emanaram do nosso Programa, que o 13º Congresso vai aprimorar em novembro”.

O secretário de Organização conclamou os sindicalistas presentes a participarem de um novo arranque da construção partidária. “Não vamos avançar se não compreendermos a política de quadros como o centro da direção organizativa”.

Sorrentino enfatizou a necessidade da formação de novos líderes políticos estaduais e nacionais entre os trabalhadores, para além de lideranças sindicais. “Precisamos despertar o apetite político de nossos quadros sindicais. O Brasil vive uma oportunidade histórica. Precisamos ser capazes de liderar esses debates, para além do sindicalismo. É preciso ser líder político na sociedade, promovendo gente nova. Líderes políticos, se possível nacionais, vindos dos trabalhadores”.

Outro ponto apresentado com destaque foi a questão dos quadros de base considerado por ele, como “a chave para a construção do Partido entre os trabalhadores”. “É preciso mais consciência de Partido. Temos que vencer pelo Partido, com quadros sindicais de base que nos ajude a enraizar o PCdoB entre os trabalhadores. Precisamos ter um eleitorado cativo próprio, que veja nos comunistas sua representação. Devemos fazer uma revolução do modo como entendemos a construção sindical nas bases”.

Formação e Propaganda

O membro da Comissão Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB e membro do Comitê Central, Sergio Barroso, abordou o trabalho da Secretaria de Formação dentro das esferas da Escola Nacional, da Fundação Maurício Grabois, da Revista Princípios e da Editora Anita Garibaldi. “Considerando os avanços importantes desses últimos dez anos que coincidem com os 10 anos de reorganização da escola Nacional, juntamente com iniciativa de seminários e publicações de livros importantes relativos a crise capitalista, a compreensão da realidade brasileira, o desenvolvimento nacional e as novas pesquisas sobre as contribuições do Marx. Mais ainda é muito importante destacar esse esforço da memória dos comunistas do Brasil que através do Centro de Documentação e Memória que publicou as biografias dos comunistas históricos brasileiros Maurício Grabois, João Amazonas e Pedro Pomar – que será lançada no próximo dia 20 de maio, na Câmara de São Paulo”.

Barroso afirmou que os seminários, debates e dossiês em que a Revista Princípios tem procurado abordar na área do Meio Ambiente e da Educação e a análise circunstanciada dos efeitos da crise do capitalismo mundial. “O Sistema Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB conclama os comunistas que militam na área do trabalho a serem mais protagonistas do sistema formativo”.

“Observamos que a crise capitalista, segundo os próprios organismos do capital financeiro internacional, perdurará pelo menos até 2023 (até o órgão de espionagem estadunidense a CIA confirma isso). Isso demonstra os gravíssimos os efeitos sociais de do desenvolvimento dessa crise. Além do alto desemprego, cresce o número de suicídios em vários países da Europa em crise. Nesse sentido, a ideia central de Lênin que ‘sem teoria revolucionária não há movimento revolucionário’ deve fazer com que os comunistas que atuam na área sindical e do trabalho renovem o esforço de contribuição da difusão das nossas ideias, de uma participação cada vez maior nas iniciativas da nossa área no sistema nacional de formação e propaganda”.

Campanha de Contribuição do Militante

O secretário nacional de Finanças, Vital Nolasco, apresentou aos sindicalistas comunistas a Campanha de Contribuição do Militante do PCdoB. O objetivo da campanha é conscientizar a militância da importância da contribuição com o PCdoB e fortalecer a imagem institucional do Partido e aumentar a emissão das carteiras de militantes.

Ele lembrou que a contribuição se constitui em um vínculo do militante com o PCdoB e seu compromisso com o fortalecimento do Partido. A campanha, se inicia em maio e acontece até novembro, será desenvolvida através das principais lideranças partidárias que convocarão os militantes a contribuir financeiramente com o Partido.

Serão utilizadas como peças da campanha folders, cartazes, banners para a internet e a divulgação nas redes sociais. Entre as lideranças nacionais presentes no material de divulgação estão o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão; o secretário da Questão da Mídia, Altamiro Borges; a deputada federal Luciana Santos; a senadora, Vanessa Grazziotin; a secretária da Questão da Mulher, Liège Rocha; o presidente da UJS, André Tokarski; o vereador paulistano, Orlando Silva; o secretário Promoção da Igualdade Racial de SP, Netinho de Paula; o coordenador do Coletivo Nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya; o senador Inácio Arruda e o ministro do Esporte Aldo Rebelo.

Também foram convidados o presidente da CTB, Wagner Gomes, a deputada estadual, Leci Brandão e a deputada federal Manuela D’Ávila. Ainda segundo Vital, as direções estaduais do Partido também poderão repercutir a campanha com lideranças locais.