Movimentos promovem atividades no Dia de Combate à Homofobia
Nesta sexta-feira (17), Dia Internacional de Combate à Homofobia, diversas atividades ocorrem em todo país. Em Porto Alegre (RS), a fração LGBT do PCdoB participa da campanha "Nosso Sangue pela Igualdade!", onde diversos militantes doarão sangue no Hemocentro em protesto contra a portaria da Anvisa que proibe homens gays de doarem sangue. Em São Paulo, a XI Jornada Lésbica promove uma festa para reverter renda para a XI Caminhada de Lésbicas e Bissexuais, que acontece em 1º de junho.
Publicado 17/05/2013 12:11
Contra a portaria 1353 de 2011 da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), diversas pessoas devem lotar o hemocentro. A campanha é da Liga Brasileira de Lésbicas. A partir das 12 horas, haverá uma panfletagem e concentração, em frente à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para uma caminhada até a Esquina Democrática, onde será feita nova panfletagem.
Beijaços contra a homofobia e pela liberdade laica estão programados para ocorrer em diversos momentos. Também acontece uma roda de conversa no Salão Nobre da Faculdade de Direito, às 14h.
Jornada Lésbica Feminista

Foto: Caminhada Lésbica / divulgação
A jornada promove neste mês do Orgulho LGBT uma série de atividades culturais e políticas contra à opressão que se manifesta nas diversas esferas pessoais e sociais da vida de cada mulher, iniciando-se desde o ambiente familiar, que não permite a livre expressão das meninas ao cobrar delas comportamentos, gostos e pensamentos condizentes com o padrão heteronormativo.
"Ainda, precisamos sair às ruas em protesto para que possam nos enxergar como mulheres, como lésbicas e bissexuais, cujo desejo é inerente a cada uma e independente de outras experiências com homens. Nossa sexualidade não é baseada na falta do afeto masculino; não é baseada na negatividade do homem para conosco; passa longe de não ter "encontrado o homem certo". É a nossa vontade manifestada; é o nosso desejo exposto e autônomo. Num cenário conservador e moralista pelo qual nos encontramos, a heterossexualidade obrigatória continua a sustentar as bases do patriarcado", diz um trecho do manifesto publicado na página do movimento.
Programação da Jornada em São Paulo:
Les.Bi Fest
Data: 17 de Maio
Horário: 23h00
Local: Dynamite – Rua 13 de Maio,363
Entrada Mínima:R$ 10,00
A renda da festa será revertida para a XI Caminhada
V Jornada Lésbica
Data: de 29 a 31 de Maio
29 de maio
Mesa de Abertura da V Jornada Lésbica Feminista
"O Estado é laico! Construindo direitos, desconstruindo preconceitos: basta de lesbofobia!"
Horário:19h00
Local:União de Mulheres de São Paulo – Rua Coração da Europa,1395
30 de maio
Oficina de enfrentamento à violência familiar lesbofóbica
Horário:10h00
Pausa para Almoço
Horário:13h00
Mesa sobre feminismo e lesbianidade
Horário:15h00
Local:União de Mulheres de São Paulo – Rua Coração da Europa,1395
31 de maio
Análise de conjuntura: o movimento lesbo feminista em diferentes contextos regionais
Horário: 10h00
Local:União de Mulheres de São Paulo – Rua Coração da Europa,1395
XI Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo
Data: 1º de junho
Concentração: 12h30 – Vão livre do Masp
Encerramento:16h00 – Praça Roosevelt
com informações da Caminhada Lésbica e Facebook