Kosovo e Sérvia chegam a acordo sobre autonomia

O premiê da auto-proclamada república de Kosovo, Hashim Thaci, anunciou nesta quarta-feira (22) em Bruxelas ter chegado a um consenso com o primeiro-ministro sérvio, Ivica Dacic, para implementar um acordo sobre autonomia da comunidade sérvio-kosovar.

Thaci declarou à imprensa, ao sair do edifício de assuntos exteriores da União Europeia (UE), que ambos os representantes chegaram a um acordo preliminar e adiantou que haverão novas reuniões de especialistas para analisar os detalhes.

"Chegamos a um acordo para programar os próximos seis meses", declarou sem dar mais detalhes depois do segundo dia de reuniões com Dacic a procura de um consenso para materializar o acordo assinado na capital belga em 30 de abril.

O acordo foi assinado depois de uma dezena de rodadas de conversas entre ambos chefes de Governo com a mediação da Alta Representante da ONU para Assuntos Exteriores e Segurança Internacional, Catherine Ashton.

A normalização das relações com Kosovo e a aplicação do acordo estão entre as exigências para que Belgrado possa definir o início de negociações sobre sua entrada na União Europeia.

No entanto, a comunidade sérvio-kosovar considera que o acordo concede a ao redor de 20 mil sérvios no norte de Kosovo uma autonomia e prerrogativas judiciais e policiais sob o auspício de Pristina, cuja autoridade desconhece essa comunidade.

O estado kosovar foi proclamado em fevereiro deste ano, sem a anuencia do Conselho de Segurança da ONU e em violação de resoluções desse órgão que reconheciam a soberania sérvia sobre essa província.

Fonte: Prensa Latina