Mujica vai para China, Espanha e Itália em busca de investimentos

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, iniciou, nesta quarta-feira (22), uma viagem internacional pela China, Espanha e Itália em busca de investimentos para projetos portuários e ferroviários.

Mujica

Na China, Mujica terá um encontro com empresários de várias atividades e com parte da colônia uruguaia que vive ali. Também se se reunirá com o presidente do país, Xi Jinpin, na tarde de segunda (27). No país asiático, o Uruguai buscará firmar convênios em matéria de cooperação entre bancos centrais e avançar na aquisição de know how portuário, como explicou o chanceler Luis Almagro.

"O objetivo principal é impulsionar a agenda de intercâmbio comercial e apresentar o país como oportunidade para investimentos", detalhou um comunicado do governo uruguaio.

Na Espanha, o mandatário participará, no dia 29, de uma jornada de trabalho organizada com o grupo Santander e mais de 100 empresários do sistema financeiro de toda Europa. No mesmo dia à noite se reunirá com o rei Juan Carlos e no dia seguinte visitará o presidente Mariano Rajoy.

Em 31 de maio, Mujica fará uma visita a Cádiz para receber um prêmio. Em 1º de junho, está previsto um almoço com o papa Francisco no Vaticano.

Na Espanha, entre os dias 2 e 3, visitará Santiago de Compostela e La Corunha para conhecer os portos da cidade e parte de sua comitiva se reunirá com técnicos galegos para conhecer a infraestrutura portuária da região.

E voltará para a Itália para visitar Nápoles e terá reuniões com as autoridades do Governo italiano, incluindo Giorgio Napolitano.

Com informações da Telám