Tecnologia espacial acessível: Uruguai lança satélite de pesquisa

O Uruguai prepara um satélite de 20 por 10 centímetros capaz de tirar fotografias com câmeras normais e infravermelhas a 600 quilômetros de distância e enviá-las à Terra. O primeiro satélite uruguaio deve ser lançado ao espaço no final do ano, na Rússia, de acordo com declarações de cientistas à mídia uruguaia, nesta quarta-feira (22).

Satélite Uruguai - El Observador

A empresa estatal de telecomunicações Antel e a Faculdade de Engenharia da Universidade da República trabalham há nove meses no aparato, cujo custo implicou um investimento de 695 mil dólares e que atualmente está em fase de testes.

Batizado de “Antel-SAT”, é considerado um satélite de classe ClubeSat, um padrão criado pelas universidades Politécnica da Califórnia e de Stanford, para tornar mais acessível a tecnologia espacial.

O aparato uruguaio permanecerá na órbita da Terra durante seis meses, caso o projeto não seja tão bem sucedido, ou por 20 anos, na melhor das hipóteses, de acordo com Juan Pechiar, engenheiro líder do projeto na Faculdade de Engenharia.

A função do satélite será fotografar o território uruguaio com o objetivo de usar as imagens para investigações, como a medição da temperatura de uma nuvem, ou prever zonas de risco de incêndio, informou Enrique Maciel, gerente da empresa Transmisión Antel.

O satélite deve passar por várias provas no Uruguai, como a de vazio térmico, enquanto outras, como as de resistência a vibrações randômicas, se certificarão na Califórnia.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho