BA: Federação dos Metalúrgicos promove congresso estadual

A Federação dos Metalúrgicos da Bahia (FETIM) realiza, a partir desta quinta-feira (24/5), o 3º Congresso dos Metalúrgicos, que acontece em Salvador até sexta (25), no Hotel Vila Mar, no bairro de Amaralina. Para os debates, são esperados cerca de 300 trabalhadores de todo o Estado.

Com o tema “Desenvolver o Brasil é valorizar o trabalhador”, o evento vai discutir a realidade da categoria, fazer um balanço do que foi conquistado nos últimos anos e traçar novas estratégias para fortalecer o movimento sindical e garantir mais avanços. Na ocasião, o FETIM também comemora os 10 anos de fundação (2003/2013).

“A partir desses debates, nós vamos elaborar um documento com ações planejadas, a fim de garantir continuidade ao processo de lutas que historicamente temos conquistado junto com o trabalhador, independentemente de setor da metalurgia”, diz Aurino Pedreira, presidente da entidade.

Profissionais das áreas de economia e política, além de entidades como a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e a FITMETAL (Federação Interestadual dos Metalúrgicos), são convidados para a mesa de discussão.

Na pauta de discussão, estão inseridas questões como conjunturas estadual e nacional, economia, combate à precarização do trabalho, campanha salarial, saúde do trabalhador, combate ao racismo, questões de gênero, juventude etc. Um estudo sobre a realidade da categoria também será apresentado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

Lançamento de livro

Durante o Congresso, a secretária de Políticas para Mulheres da Prefeitura do Rio, Ana Rocha, lança em Salvador o livro “Trabalhadoras da FAET – Condições de Trabalho e sobrecarga doméstica no estande Varal do Brasil”, sobre a presença da mulher metalúrgica em um ambiente predominantemente masculino. O lançamento será na sexta (25).

De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Ascom/ FETIM