Orientalismo e seus reflexos: como o mundo vê a cultura árabe 

O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) promove, de 21 de maio a 25 de junho, o curso “Orientalismo e seus reflexos no presente: como o mundo aprendeu a olhar os árabes”. Com coordenação geral de Heloisa Abreu Dib Julien, o curso tem como objetivo apresentar as principais noções do que é Orientalismo e exemplos práticos de como ele pode ser encontrado na representação de árabes e muçulmanos na imprensa, no cinema, nos relatos de viajantes, na literatura e artes plásticas. 

Elaborada pelo intelectual palestino Edward W. Said, a tese questiona o discurso que posiciona o oriental em um nível de inferioridade diante de uma suposta superioridade ocidental. Um velho estereótipo que sobrevive ainda nos dias de hoje.

De acordo com a organização, serão seis aulas, uma por semana (dias 21 e 28 de maio; 5, 11, 18 e 25 de junho, das 19h30 às 22h), ministradas por Isabelle Somma, Marcia Dib, Marina Soares e Thais Rocha.

O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) é uma entidade laica, autônoma e sem fins lucrativos, que trabalha para estudar e divulgar a cultura árabe em todos os seus aspectos históricos, sociais e humanistas. Congrega intelectuais e profissionais da sociedade brasileira interessados nesse projeto, independentemente de suas origens ou religião. Tem desenvolvido e organizado diversas atividades de nível intelectual elevado, pois conta com a colaboração de docentes e pesquisadores de universidades de alto prestígio, além de escritores, jornalistas e profissionais liberais.

Para acessar a programação e ver como participar, acesse aqui.

Fonte: ICArabe