Europeus e vizinhos da Síria debatem crise e diálogos na Jordânia

Delegados de 11 países que apoiam os grupos chamados de oposição na Síria (entre os quais os grupos armados irregulares) começam nesta quarta-feira (22) em Amã, capital da Jordânia, uma reunião sobre o contexto atual, e para adotar decisões sobre o início das conversações com o Governo do país árabe.

À reunião assistem altos funcionários diplomáticos dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, Alemanha, Itália, Jordânia, Turquia, Catar e da Arábia Saudita, disseram os organizadores no início das sessões, que transcorrerão na ausência da autodenominada Coalizão Nacional de Organizações Opositoras, sem liderança após a renúncia do seu chefe, Moaz al-Khatib.

O centro das conversações será a adoção da estratégia comum que levarão a cidade suíça de Genebra no próximo mês, quando se celebrará uma reunião internacional sobre a crises na Síria, à que devem assistir representantes do Governo constitucional sírio do presidente Bashar Al-Assad.

Estão anunciadas no curso do dia coletivas de imprensa do secretário de Estado norte-americano John Kerry seu homólogo britânico, Richard Hague, e do embaixador sírio no reino Hachemita da Jordânia, Bahjat Suleimán, de acordo com anúncios prévios.

A reunião ocorre em una conjuntura do conflito caracterizada por avanços substanciais no terreno das tropas oficiais do presidente Assad, que na semana passada advertiu os paramilitares, muitos dos quais mercenários estrangeiros, que devem abandonar o país ou arriscarem-se a ser derrotados.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho