RevoltadoBusão, Grito da Seca e MST protestam em Natal

O movimento #RevoltadoBusão foi recebido na manhã desta quinta-feira (23) pela prefeitura de Natal, quando entregou uma pauta conjunta com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que apoia a mobilização. Nesta quinta, centenas de manifestantes realizaram uma passeata pouco antes de chegar ao Palácio Felipe Camarão, em Natal. Ainda na capital potiguar, uma comissão do movimento Grito da Seca foi recebida no Incra.


Manifestantes chegam na sede da Prefeitura de Natal / Foto: Igor Jácome/G1

Entre as reivindicações está a revogação do recente aumento da passagem de ônibus na capital, que passou de R$2,20 para R$2,40, o fim da dupla função cobrador e motorista; abertura de um fórum permanente de discussão com o movimento para melhorias no sistema de transporte coletivo da cidade, transparência da divulgação das planilhas de custo do Seturn; volta das linhas 3 e 45 Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e volta da antiga rota das linhas 48 e 66, também passando pelo Campus da UFRN.

Uma comissão formada por representantes dos dois movimentos foi recebida pelo secretário Sávio Hackradt, chefe do Gabinete Civil do Executivo municipal. Pelo acordo, o prefeito Carlos Eduardo, que está em Brasília, deverá receber os mesmos representantes na quarta-feira (29) para debater o que será ou não acatado.

Quanto às reivindicações do MST, incluídas na pauta, são referentes à aquisição de merenda escolar para crianças assentadas, ao projeto de alfabetização para membros do movimento, a liberação de educadores para as famílias dos assentados e a adequação de um cardápio escolar.

Em nota, o #RevoltadoBusão agradeceu o apoio do MST. “O nosso movimento agradece o apoio dos trabalhadores do MST na luta por um transporte público de mais qualidade. Entendemos que a participação da Revolta do Busão na atividade do MST vem demonstrar que as lutas travadas pelos movimentos e mobilizações de caráter social precisam estar, cada vez mais, integradas. Unindo o campo e a cidade, o trabalhador rural e o estudante”.

Ainda de acordo com a comissão de comunicação, apesar da abertura de diálogo com a Prefeitura, um novo ato #RevoltadoBusão será realizado na segunda-feira (27) pela manhã, com panfletagem no entorno do relógio da praça Gentil Ferreira, no bairro Alecrim.

Protesto unificado

Manifestantes do #RevoltadoBusão e do MST se uniram durante a manhã desta quinta em protesto na Governadoria, em Natal. Por volta das 8h, depois da concentração, deixaram o Centro Administrativo do Estado e seguiram em caminhada para a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no bairro Petrópolis.

A caminhada começou pela BR-101 e seguiu pela avenida Salgado Filho. Parte seguiu para o Incra e outra desceu pela avenida Prudente de Morais até o viaduto do Baldo, subindo pela avenida Rio Branco até chegar ao Palácio Felipe Camarão.

Na sede da Prefeitura, o policiamento foi reforçado e evitou que os manifestantes invadissem o prédio. Apenas a comissão formada por representantes dos dois movimentos foi autorizada a entrar.

Grito da Seca

Trabalhadores rurais de todas as regiões do Rio Grande do Norte se reuniram em Natal na terça-feira (21) para participar do movimento 'Grito da Seca: sede de água, sede de direitos' para cobrar ações do Governo do Estado em relação aos problemas provocados pela seca. Nesta quinta, trabalhadores foram recebidos pelo pela Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Rio Grande do Norte.

Com G1