Aumento de 40% no total de concorrentes no Enem

Mais de 70 mil estudantes brasilienses se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Faltando quatro dias para o término do prazo, a quantidade de candidatos é 40% maior do que a nos primeiros nove dias do período aberto para a edição anterior. Até terça-feira, o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia registrado 71.612 estudantes. No ano passado, 106.590 se cadastraram e pouco mais de 50 mil fizeram a prova. Em todo o país, são mais de 4,3 milhões participantes. A expectativa do órgão é alcançar 6 milhões.

O aumento no total de interessados em fazer a prova reflete a decisão da Universidade de Brasília (UnB) de substituir o vestibular do início do ano pelo exame, anunciada em 13 de abril. Na época, alunos e professores previram esse crescimento. O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, também credita isso à adesão da UnB ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Acrescenta que a opção da instituição abriu espaço para a concorrência nacional. “Hoje, uma pessoa de outra unidade da Federação pode realizar o sonho de estudar na UnB sem ter de sair da sua cidade para disputar uma vaga. Qualquer estudante do país pode concorrer a mais de 3,7 mil cursos pelo Ene m e, agora, em uma instituição de excelente qualidade, como a UnB”, explica.

A administração central da Universidade de Brasília se preocupa com a possibilidade de os interessados desconhecerem a necessidade de se inscreverem nesta edição do exame para concorrer a uma vaga no próximo ano. “Como a antecedência é grande, o estudante pode se perder com as datas. A inscrição de agora dá direito a ele pleitear o ingresso no início de 2014”, avalia o decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo. Mas ele acredita que a instituição fez o possível para evitar confusões, como divulgar a mudança na imprensa e liberar um edital específico antes da abertura das inscrições do Enem.