Rússia diz que Síria aceita comparecer à conferência de paz

A Rússia afirmou, na sexta-feira (24), que o governo sírio de Bashar al-Aasad aceitou comparecer à conferência de paz que Washington e Moscou esperam organizar em junho em Genebra. "Afirmamos com satisfação que recebemos, a princípio, o acordo de Damasco para comparecer à conferência internacional", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Alexander Lukashevich.

De acordo com publicações europeias, o encontro pode acontecer no dia 10 de junho. No entanto, nenhuma fonte oficial confirmou qualquer data.

A Rússia, juntamente com a China, se opõem às sanções contra o governo sírio no Conselho de Segurança da ONU.

Recentemente, a República Islâmica do Irã também declarou estar disposta a participar da conferência internacional sobre o conflito na Síria se lhe for solicitado. A informação foi dada pelo porta-voz oficial da chancelaria persa, Abbas Araqchi.

"Sempre acreditamos que não haveria solução possível à crise sem o diálogo entre o governo sírio e os grupos da oposição", sublinhou o porta-voz em sua coletiva de imprensa semanal.

araqchi informou que a realização da conferência, que se convencionou chamar de Genebra 2, "provará as ideias, estratégias e propostas feitas pela República Islâmica do Irã com relação ao tema sírio".

Com agências