Movimentos Sociais se reúne pela luta da Democratização da Mídia

Com o lançamento da campanha em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica, que busca democratizar as comunicações no país, pondo fim ao monopólio antidemocrático da grande mídia brasileira e regulamentando os artigos da Constituição que tratam da comunicação (220 a 224); o PCdoB se empenha para fortalecer essa iniciativa popular, e já apresenta uma reunião Fórum dos Movimentos Sociais para tratar da questão.

Na última sexta-feira (17), a Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu e definiu como prioritária a mobilização em torno do Projeto pela Democratização da Comunicação, encaminhando a reunião do Fórum de Movimentos Sociais do partido para debater e fortalecer a campanha.
A reunião do Fórum acontecerá na próxima terça-feira, 28 de maio, às 18h, na sede estadual do PCdoB – Largo do São Francisco 36, 11° andar. A expectativa é de que grande parte dos comunistas que atuam nos movimentos sociais estejam presentes para dar contribuições ao debate e à mobilização na campanha popular.

O Secretário Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB-RJ, João Carlos de Carvalho, está organizando a reunião e conta com a participação dos camaradas no espaço. João falou da importância da mobilização nessa luta:

“Precisamos mobilizar todos, mobilizar o povo para fortalecer a luta pela democratização das comunicações no país, por um novo marco regulatório; essa é hoje uma das principais lutas do povo brasileiro, para que não haja mais esse entrave antidemocrático ao avanço nacional, que é o monopólio da mídia. É fundamental que haja ampla participação dos movimentos sociais, todos os segmentos, estudantes, trabalhadores, mulheres, intelectuais. Essa luta deve ter a maior amplitude possível , assim como foi a exitosa campanha que fizemos contra a ALCA, quando recolhemos milhões de assinaturas e conseguimos sensibilizar o governo. É muito importante nosso empenho nessa luta, é fundamental que nessa reunião de terça os representantes comunistas das entidades dos movimentos sociais estejam presentes e fortaleçam essa campanha”.

O Alerta Rio (www.pcdobrj.org.br) coloca à disposição um Kit Digital sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica, com a lista de assinaturas, o texto do Projeto, e um texto complementar do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Além disso, está disponível a nota da Comissão Política Nacional sobre o tema e as resoluções da Comissão Política Estadual.

Kit: Clique aqui
Nota da Comissão Política Nacional: Clique aqui
Resoluções da Comissão Política Estadual: Clique aqui