Unasul defende estratégia comum para aproveitar recursos naturais

O Secretário Geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Ali Rodríguez Araque, insistiu, nesta terça-feira (28), que é preciso criar uma estratégia e plano comum que sirva para articular as políticas dos 12 países que integram o bloco regional para o aproveitamento das riquezas naturais do continente.

Unasul - AVN

Apesar de a região contar com as maiores reservas de petróleo e água doce do planeta, Rodríguez ressalta que falta elaborar uma visão conjunta “porque cada país abordou seus problemas sozinhos, em contraponto às grandes corporações que têm um único comando e uma só estratégia global, no entanto nós negociamos separados”.

Leia também:

Luciano Wexell Severo: Nova Arquitetura Financeira Regional

Nesta terça (28), especialistas, autoridades e delegados debatem na Conferência da União das Nações Sul-Americanas sobre Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Região, que ocorre em Caracas de 27 a 30 de maio, com o objetivo de propor aos chefes de Estado do bloco decisões políticas concretas para o aproveitamento das riquezas naturais do continente.

O evento, que conta com a presença de mais de 40 intelectuais, foi aberto na noite desta segunda (27), pelo presidente Nicolás Maduro, em ato realizado na sede do Banco Central da Venezuela (BCV).

Com TeleSUR