Hospital de Samambaia fez quase 400 partos em abril

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) realizou em abril 387 partos, o que representa 13 operações por dia, e mantém a tendência de aumento registrada nos meses anteriores, reflexo de um atendimento mais eficiente desde a assistência primária, no pré-natal.

"Nossa produção é considerada acima da média, mas o que importa é a qualidade nos serviços e nem sempre a quantidade. A paciente tem importância", destacou o chefe da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do HRSam, Bruno Passos.

A unidade –que conta com três médicos gineco-obstetras por turno para atender as emergências– tem 18 leitos na ginecologia e ganhará mais 13 na maternidade, que se somarão aos 30 hoje disponíveis.

"Teremos condições de realizar oito partos ao mesmo tempo. Esse aumento de leitos proporcionará maior conforto às pacientes, além de possibilitar um parto mais humanizado", explicou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

Com essa estrutura, o hospital tem mantido uma média de 320 partos por mês e 10 por dia.

"Todas as pacientes que chegam ao hospital em trabalho de parto são sempre acolhidas. Trabalhamos com fila zero na obstetrícia do HRSam", enfatizou o diretor do hospital, Élio de Aguiar.

REFERÊNCIA –

A unidade, que é referência para pacientes de Samambaia e Recanto das Emas, além de cidades da Região Metropolitana do DF, apresenta uma das menores taxas de cesariana da rede e, neste mês, até o dia 21, foram registrados apenas 22,36% de partos desse tipo.

"Gostei muito do atendimento aqui no hospital. Estou indo embora hoje e só tenho a agradecer", elogiou Valdenis Maria Nunes, 33 anos, moradora do Recanto das Emas, que teve o quarto filho.

VISITA –

Às terças-feiras, gestantes do terceiro trimestre de gestação têm a oportunidade de conhecer a maternidade do HRSam e fazer todo o percurso do dia do parto, desde a chegada ao hospital, além de receber as orientações necessárias.

Esse trabalho de atenção humanizada é também desenvolvido pelo Posto de Coleta de Leite Humano, que orienta as mães quanto à forma correta de amamentar o bebê, sobre a importância do leite materno e das doações do alimento.

"Desenvolvemos um papel fundamental. A equipe é comprometida e veste a camisa. Tentamos de qualquer maneira prestar um atendimento de qualidade e humanizado para as mães que já estão fragilizadas", explicou a enfermeira supervisora da maternidade e do posto de coleta, Iveth Sevilla.