Fórum de Movimentos Sociais do PCdoB é realizado na sede estadual

O Fórum Estadual dos Movimentos Sociais do PCdoB/RJ, foi realizado no dia 28 de maio, na sede regional do Partido, contou com a presença de diversos dirigentes sindicais, estudantis, do movimento de mulheres, LGBT, comunitário e vários dirigentes partidários estaduais e municipais.

João Carlos de Carvalho

Compuseram a mesa os camaradas João Batista Lemos, presidente estadual do Partido; Waldemar de Souza, secretário estadual de comunicação do PCdoB-RJ; Célia de Almeida, presidenta estadual da UBM/RJ e João Carlos de Carvalho, secretário estadual de movimentos sociais do PCdoB-RJ.

O camarada Batista abriu a reunião com avaliação da conjuntura política nacional e internacional, e sobre a preparação do 13º Congresso do PCdoB em nosso estado. Pontuou a importância da solidariedade com o povo colombiano, que enfrenta uma árdua luta pela paz, onde assassinatos de lutadores pela democracia são quase diários naquele país. Apresentou o projeto eleitoral estadual para 2014, onde a meta que se coloca é do PCdoB eleger 2 deputados federais em coligação e 3 deputados estaduais em chapa própria; tendo como tarefa principal, no momento, a filiação de novas lideranças. Batista colocou a centralidade da luta em defesa da democratização das comunicações, onde a busca pelas 1,5 milhões de assinaturas no abaixo-assinado do PLIP é a grande tarefa dos comunistas e de todos os setores progressistas hoje no Brasil. Batista Lemos convocou a militância e os movimentos sociais a estarem presentes na abertura do Congresso Estadual da CTB, dia 07/06, sexta-feira, às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, onde ocorrerá o lançamento do abaixo-assinado.

O camarada Theo, representando o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, fez explanação acerca da luta por um novo marco regulatório no Brasil. Situando historicamente a importância desta luta, deu o exemplo da atuação de Karl Marx nos jornais onde escrevia travando a luta política e teórica. E encaminhou para o debate as orientações da FNDC (Frente Nacional pela Democratização das Comunicações) e do Centro Barão de Itararé, onde a luta pela arrecadação das 1,5 milhões de assinaturas do PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular) não será fácil, mas pode alcançar milhares de militantes de diversas correntes de opinião para fortalecer esta empreitada. Sugeriu que o pólo aglutinador e unitário desta luta no Rio de Janeiro seja o Movimento FALE-Rio, que terá sua próxima reunião no dia 3 de junho, às 19h, no Sindicato dos Jornalistas, na Rua Evaristo da Veiga, 16 – 17º andar, Cinelândia.

Por sugestão do camarada Waldemar, a reunião também aprovou a montagem de comitês amplos para o recolhimento dos abaixo-assinados, nas diversas regiões do estado, através da nossa atuação nas entidades do movimento social, mandatos parlamentares e estrutura partidária. O camarada Zé Roberto, secretário de organização do Comitê Municipal do PCdoB Rio, informou sobre a grande panfletagem na Central do Brasil, dia 14 de junho, às 17h, onde também será lançado o abaixo-assinado.

A 5ª Conferência Nacional das Cidades, que está em sua fase municipal, foi informada pelo camarada Paulinho da Rocinha, da direção da CTB/RJ. Tendo a reforma Urbana como tema nesta 5ª edição, a Conferência das Cidades, além de debater com os vários segmentos (governo, movimento popular, trabalhadores, ONGs, empresários, conselhos profissionais e academia), elege os delegados à instância superior (neste caso, da etapa municipal para a estadual), constitui os Conselhos Municipais das Cidades (órgãos de poder municipal onde se aprovam as políticas públicas de reforma urbana), e elege seus conselheiros. A maioria dos municípios ainda não realizou suas conferências, o que coloca para os comunistas o alerta para ocuparmos esse espaço de debate democrático nos municípios, colaborando também para uma bancada de delegados estaduais de militantes do Partido mais expressiva. A Conferência Estadual das Cidades do Rio de Janeiro ocorrerá de 20 a 22 de setembro, e para preparar a bancada dos comunistas e seus aliados, faremos uma reunião assim que for concluída a fase municipal.

O camarada Paulinho ainda fez breve relato sobre a realização da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente do PCdoB, que definiu as orientações a respeito da luta pelo desenvolvimento sustentável com soberania, a defesa da Amazônia e seu desenvolvimento sustentável, do aproveitamento do potencial energético, da defesa da biodiversidade e da defesa da água como bem público. Foi definido que em cada estado terá um núcleo de representação do INMA (Instituto Nacional do Meio Ambiente), dirigido pelo PCdoB.

O camarada Crespo, tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio de Janeiro, fez um excelente relato de seus mais de 30 anos trabalhando como rodoviário e sobre a atual campanha difamatória da mídia contra a categoria, notadamente contra os motoristas, em função dos vários acidentes ocorridos na cidade recentemente. Segundo o dirigente, os motoristas têm sido os bodes expiatórios desta tragédia urbana anunciada. Ainda afirma que as condições de trabalho são extremamente difíceis. Segundo Crespo, está previsto um Seminário que debaterá com profundidade a questão dos Transportes e será promovido pelo CM da Capital.

Os informes sobre as atividades da UBM foram expostos pela camarada Monica Miranda. Ela informa que o Núcleo da UBM/Rocinha já está recolhendo assinaturas do abaixo-assinado e que no dia 6 de junho a UBM fará mutirão de abaixo-assinados do PLIP na Rocinha, Méier, Madureira, etc. Informa sobre a reunião de criação da Comissão Organizadora da Conferência de Direitos Humanos dia 29/05 no prédio da prefeitura do Rio. Também lembrou Plenária Estadual da UBM/RJ, dia 06/07, no Sindicato dos Bancários, das 9 às 15hs.

Gaby D’Almeida, presidenta municipal da UJS Carioca, festejou a vitória da aprovação pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado dos 100% dos royalties para a educação. Informou sobre as mobilizações recentes das entidades secundaristas em Barra Mansa, Belford Roxo, Mesquita e Petrópolis, e propôs concentração das ações dos movimentos sociais nos municípios onde estamos nas prefeituras para fortalecermos a organização popular.

A camarada Nanci, coordenadora da Comissão Estadual LGBT do PCdoB/RJ, informou sobre as atividades que vem contando com a participação dos comunistas, como na Audiência Pública sobre o Sistema Nacional de Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e Promoção dos Direitos, realizada em 25/04. Informou sobre a participação do movimento LGBT do PCdoB/RJ no Congresso da Unegro, realizado em Cordeiro/RJ. Relatou sobre a elaboração do 1º Seminário LGBT do PCdoB/RJ e da criação de uma Organização Social LGBT sob a direção dos comunistas. Nanci ainda informou ao coletivo da participação na RádioWeb no Méier, espaço de debates semanais conduzido pelo camarada Lúcio Fraguito.

A reunião do Fórum Estadual dos Movimentos Sociais do PCdoB/RJ foi concluída com entusiasmo dos presentes, com a disposição militante para entrar firme na batalha da coleta das assinaturas do PLIP da democratização das comunicações. Foram distribuídas mais de 500 folhas entre os camaradas na reunião. E foi definido que os abaixo-assinados preenchidos serão entregues à Thaís (secretária da secretaria dos movimentos sociais) na sede regional. Outros dois pontos de entrega serão a sede da CTB/RJ e a sede do Comitê Municipal da Capital.

A agenda dos Movimentos Sociais é a seguinte:
03/06 – 2ªfeira, às 19hs, no Sindicato dos Jornalistas – Movimento FALE-Rio – Rua Evaristo da Veiga, 16 – 17º andar, Cinelândia.
03/06 – 2ªfeira, 16:30hs – Manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro – ALERJ
06/06 – quinta-feira, 15 às 18:30hs – UBM fará mutirão de abaixo-assinados do PLIP na Rocinha, Méier, Madureira, etc.
07/06 – sexta-feira, às 19hs, no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro -Congresso Estadual da CTB/RJ, onde ocorrerá o lançamento do abaixo-assinado do PLIP da democratização das comunicações.
08/06 – sábado, 10hs, Calçadão de Madureira – Panfletagem e coleta de assinaturas do PLIP – promoção: Distrital Norte.
14/06 – Grande panfletagem do jornal “A Classe Operária” na Central do Brasil, às 17hs, onde também será lançado o abaixo-assinado do PLIP.
14 a 16/06 – Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba – Foz do Iguaçú – PR.
28/06 – Grande panfletagem do jornal “A Classe Operária” na Central do Brasil, às 17hs
28 e 28/06 – IIº Seminário Nacional de Saúde do PCdoB – São Paulo.
05 a 07/07 – 14ª Reunião do Comitê Central – Convocação do 13º Congresso do PCdoB e Conferências Estaduais, aprovação dos anteprojetos de Resolução.
06/07 – das 9 às 15hs – Plenária Estadual da UBM/RJ, no Sindicato dos Bancários.
10/07 – 4ªfeira, 19hs – Assembléia dos Pós-Graduandos da UFRJ para eleição da diretoria da APG/UFRJ.
15/07 a 04/10 – Período do recebimento de artigos para publicação na Tribuna de Debates do 13º Congresso
27/07 – sábado, 13hs – Posto 5 Copacabana – Marcha das Vadias do Rio de Janeiro 2013
30/07 – Data limite para solicitação da Carteira Nacional de Militante (CNM)
Julho – XIXº Encontro do Foro de São Paulo
22 a 24/08 – IIIº Congresso Nacional da CTB – Auditório do Anhembi – São Paulo
07/09 – Grito dos Excluídos.
20 a 22/09 – Conferência Estadual das Cidades do Rio de Janeiro.
13 a 16/11 – 13º Congresso Nacional do PCdoB – Parque Anhembi – São Paulo