Eleição para nova direção da UNE ocorre neste domingo (2)

Ocorre neste domingo (2), o processo eleitoral para a escolha da nova direção para União Nacional dos Estudantes (UNE) no período de 2013/2015. Os estudantes, que representam mais de 800 municípios brasileiros, poderão definir seu voto entre as setes chapas concorrentes.

Joanne Mota, de Goiânia para o Portal Vermelho 

Foto: Joanne Mota

Neste ultimo dia de plenária do 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) foi aberto com a exibição do vídeo que apresentou balanço da gestão 2011-2013.

Após abertura para a inscrição das chapas, foi exibido um vídeo com pouco mais de 15 minutos que esquadrinhou as atividades da atual gestão da UNE. Mais de sete mil estudantes acompanharam, através do vídeo, as conquistas e os desafios que a juventude ainda tem pela frente.

Jornada Unitária de Lutas

Na oportunidade foi votada a proposta que convoca a Jornada Unitária de Lutas dos Estudantes Brasileiros. De acordo com o texto, a Jornada ira reforçar a luta pela ampliação dos investimentos em Educação; a valorização dos profissionais da área; reforçar a luta pelo petróleo e contra os leiloes, com a defesa dos 50% do fundo social do Pré-Sal e 100% dos royalties; uma política macroeconômica que esteja a serviço da Nação; revisão da Lei de Anistia; democratização dos meios de comunicação; entre outros.

De acordo com a organização do evento, a Jornada ocorrera em Agosto, mas começará a ser agitada nos estados já em julho.

Foto: Joanne Mota

Moções de apoio

O presidente da UNE fez a leitura de todas as moções apresentadas durante o Congresso, entre elas estão:

1 – A exigência da revogação da expulsão dos estudantes da Universidade de São Paulo (USP), expulsos com base em uma lei ainda no Regime Militar;

2 – A exigência de que a presidenta Dilma Rousseff retire as tropas militares brasileiras do Haiti;

3 – Apoio à vinda de médicos estrangeiros para áreas carentes no Brasil;

4 – Apoio à luta dos estudantes goianos por transporte público de qualidade;

5 – Apoio ao reconhecimento das eleições na Venezuela e elegeram Nicolás Maduro;

6 – Apoio à luta pela punição aos crimes cometidos durante a Ditadura Militar, com julgamento e punição dos torturadores;

7 – Apoio à greve da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP);

8 – Apoio à luta contra a homofobia e preconceito no Brasil, os estudantes gritam Fora Feliciano;