Recife realiza II Conferência do Meio Ambiente

Uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Recife e ações de plantio vão marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente na capital pernambucana. Na próxima quarta-feira (05), em comemoração à data, a Prefeitura do Recife fará o plantio de 200 mudas nos bairros da Iputinga e Cordeiro. A OSR subirá ao palco do Teatro de Santa Isabel, às 19h, com a participação de poetas que, em versos, exaltarão a importância e os encantos da natureza.


O espetáculo, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, também chancela o lançamento da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.

Fruto de uma compensação estabelecida pelo Município à empresa Arclima Engenharia, 100 árvores serão plantadas, a partir das 10h, no canteiro central da Avenida Historiador Jordão Emerenciano, na Iputinga. O local receberá uma ação paisagística com grama e mudas de Palmeiras de Manila. Afora o plantio, a empresa terá que fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais. Já em parceria com a Emlurb, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade inicia o assentamento de outras 100 mudas na Avenida do Forte e na Rua Cláudio Brotherhood, no Cordeiro. As espécies usadas serão Ubaia, Craibeira, Ipê Roxo e Ipê Rosa.

À noite, será a vez da Orquestra Sinfônica do Recife levar a mensagem ambiental ao público. A OSR se revezará no palco com os poetas Gleison Nascimento, José Mauro e Mariane Bigio. O início da apresentação ficará a cargo de Mariane Bigio. Ela declamará o poema “A mãe que pariu o mundo”, que descreve o nascimento do planeta e de vários elementos da natureza a partir do ventre de uma mulher. Após isso, a orquestra entrará em cena para executar a abertura da ópera “Fosca”, considerada uma das obras primas do compositor brasileiro Carlos Gomes.

Os poetas Gleison Nascimento e José Mauro recitarão os poemas “Sonho de Sabiá” e “A chuva”, respectivamente. O primeiro, de autoria de João Batista Siqueira, fala sobre um sabiá, que vive preso na gaiola e sonha em voar livremente pelos campos. O segundo descreve as transformações que ocorrem no bioma da caatinga com a chegada da chuva. Já no programa da orquestra, ainda está a abertura de outras duas óperas: “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini; e “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach.

Conferência – O evento no Teatro de Santa Isabel também dá a largada ao processo de realização da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho. Este ano, as discussões vão abordar o tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. Trata-se de um assunto que ganha cada vez mais relevância no Brasil e no mundo, devido ao aumento do consumo e, consequentemente, da quantidade de lixo.

A conferência objetiva contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); elaborar estratégias de mitigação dos impactos ambientais decorrentes dos resíduos; identificar soluções para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo. A iniciativa, que antecede as etapas estadual e nacional, ainda visa possibilitar que a sociedade se aproprie das metas e compromissos estabelecidos pelo PNRS.

Buscando o maior envolvimento da população com o tema, serão promovidas oito reuniões preparatórias. Seis ocorrerão em diferentes Regiões Político-Administrativa (RPA) da cidade e duas envolverão os setores da sociedade civil organizada (ONGs e entidades representativas das empresas). Desses encontros, serão eleitos os delegados que participarão da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

Foto: Divulgação/PCR