UEP Cândido Pinto convoca estudantes para seu 39º Congresso



Convocatória ao 39° Congresso da UEP

Coroando um biênio de grandes atividades, a União dos Estudantes de Pernambuco realiza seu 39° Congresso na cidade de Caruaru, de 14 à 16 de Junho. Com o tema “Entrar e Ficar na Universidade – A Juventude Pernambucana e Os Sonhos de Um Novo Tempo” o maior fórum do movimento estudantil pernambucano contará com uma programação diversificada que debaterá os desafios da educação no estado em todas as suas vertentes – discutindo a regulamentação do ensino superior privado, o financiamento da educação, as políticas de acesso e permanência, a democratização dos meios de comunicação, ciência e tecnologia e uma gama de outros temas que estão na ordem do dia da construção da Universidade e sociedade que almejamos.

Debates setoriais também serão contemplados na programação do congresso. Entendendo a realidade diversificada e a necessidade de compreender as vicissitudes das 13 autarquias municipais de ensino espalhadas pelo interior do estado, reuniremos estes estudantes em torno de pautas como o PROUPE e a proposta de estadualização das autarquias. As jovens estudantes também terão espaço para colocar as dificuldades da luta emancipatória e contra o machismo, por mais creches nas universidades, e igualdade de condições de acesso no mercado de trabalho.

A UEP reconhece os avanços no setor educacional brasileiro na última década, principalmente no que tange o acesso ao ensino superior através de programas como o REUNI, o PROUNI e o FIES. No entanto, acreditamos que o Estado carece de uma política de permanência que reflita a sua expansão e interiorização e que esteja à altura do desenvolvimento e desafios da nossa nação. Por esta razão o principal eixo de discussão do congresso será a assistência estudantil, onde aprofundaremos nossa opinião sobre a temática, discutindo na abertura do congresso os principais pontos da proposta de Plano Estadual de Assistência Estudantil, formulada pelos estudantes pernambucanos na Caravana pela Educação realizada pela UEP em março de 2012. Desejamos ENTRAR na Universidade, desejamos PERMANECER na Universidade, e através dela mudar a realidade ao nosso redor e alcançar o sonho de transformar o Brasil em um país desenvolvido, socialmente justo e soberano.

Além dos debates gerias do setor educacional e movimento estudantil, o 39° Congresso da UEP fará um resgate de sua história no lançamento da campanha dos 70 anos da entidade, com exposição de fotos e vídeos e depoimentos de membros que ajudaram a escrever as páginas de luta e consciência política de várias gerações. Os sonhos de um novo tempo perpassam obrigatoriamente pelo resgate e valorização de nossa história. Aos que doaram os melhores anos de sua vida e até suas próprias vidas à construção da democracia e dos avanços que tivemos hoje, damos o seu lugar de honra na memória dos estudantes pernambucanos! Perpetuaremos seus nomes, seus sonhos e suas bandeiras, e a partir de seu exemplo, avançaremos na construção e luta de um horizonte de muitas conquistas!

Participe do Congresso da UEP e venha você também fazer parte dessa história!