A questão salarial de professores do município e do estado

 

Prefeitura de São Luís
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior reuniu-se na última segunda-feira (03) com representantes de sindicatos dos servidores públicos municipais. Na ocasião, a prefeitura apresentou propostas de reajustes de 9,5% para os profissionais da educação e 7,5% para os demais servidores efetivos.

O que chama a atenção nas negociações entre a prefeitura e os servidores municipais é que a proposta de reajuste feita pelo executivo municipal, no caso dos profissionais de educação, é de um percentual que passa do dobro do percentual oferecido aos professores da rede estadual, que passaram mais de 40 dias em greve.

Mesmo após a paralisação, o governo estado ofereceu aos professores com formação superior um reajuste de apenas 4%, percentual abaixo da inflação, que segundo o IBGE foi de 5,8% nos últimos 12 meses.

A prefeitura de São Luís, apesar da crise financeira herdada da administração anterior, buscou sempre o diálogo com os servidores, priorizando uma política de parceria e valorização do corpo de funcionários.

Já os professores da rede estadual, tiveram que deflagrar a greve, uma vez que o governo se mobilizou para determinar regras salariais à revelia dos profissionais da educação.

Ao oferecer um percentual de reajuste que é o dobro do percentual oferecido pelo governo após a greve dos educadores, a prefeitura de São Luís oferece uma interessante comparação entre os métodos usados pelo grupo que comanda o governo do estado e o perfil do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, um dos principais líderes da oposição maranhense.

Fonte: Maranhão Da Gente