Pesquisadores mexicanos desenvolvem contraceptivo masculino

Pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) desenvolveram um contraceptivo masculino não hormonal e reversível. Até o momento, o medicamento demonstrou ser “eficiente e seguro”.

O contraceptivo “não produz efeitos secundários”, afirmou a equipe de pesquisadores dos institutos de Biotecnologia e Fisiologia Celular da Unam, comandados por Alberto Darszon.

O medicamento se baseia na inibição das funções de dois canais, um de cálcio e outro de potássio, exclusivos dos espermatozoides.

Ambos os condutores são necessários para o deslocamento dos espermatozoides em seu trajeto até o óvulo feminino, assim como na fecundação.

Os cientistas afirmaram que apesar de as empresas farmacêuticas não investirem na área reprodutiva, este projeto poderia ser viável para comercialização, por todas as vantagens que representa.

Fonte: Ansa Latina
Tradução: da Redação do Vermelho