Começa reunião do Brics sobre combate ao tráfico de droga

Começou na quinta-feira à noite (6) em Moscou a primeira reunião dos países do Brics sobre o combate ao tráfico de droga. Entre os destaques da reunião esteve a situação do consumo de drogas em cada país, as ações conjuntas na luta contra a droga e a mecanização da cooperação neste setor.

Uma boa solução do problema nos países dos Brics é essencial para a segurança, estabilidade e desenvolvimento desses países e contribui também para o combate às drogas no âmbito global, acreditam os representes da Rússia, China, Brasil, Índia e África do Sul, países que compõem o bloco.

A China desenvolveu as cooperações eficazes com outras nações do Brics na luta contra as drogas. O país fechou o acordo de cooperação com a Rússia e criou com ela um mecanismo de encontro anual a nível ministerial.

Com a África do Sul, os dois países tiveram sucesso nas trocas de informações sobre os crimes relacionadas com droga. A China e a Índia investigaram em conjunto uma série de processos que envolveram a produção e tráfigo de drogas transnacionais, assim como o contrabando por meio de correios.

Com o Brasil, a China trocou opiniões sobre o tráfico de cocaína na América do Sul, e políticas de combate às drogas.

Fonte: Rádio Internacional da China