Plano nacional incentivará formação de atletas, diz Ministério

O Ministério do Esporte informou que o governo está definindo um plano nacional para o desenvolvimento esportivo, mas que o foco atual é a organização das Olimpíadas de 2016 que acontecerão no Rio de Janeiro. A informação foi dada pelo diretor de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Avellar, que participou de audiência pública, nesta quarta-feira (5), na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.

Ele afirmou que o governo vai investir – além do que já foi previsto no Orçamento – R$950 milhões para a organização das Olimpíadas. Desse total, R$690 milhões serão investidos em atletas de alto rendimento.

Avellar disse ainda que o governo está definindo um plano nacional para o desenvolvimento esportivo, que vai contemplar a formação de base. "A intenção do governo federal é que 2016 seja o início. A partir daí, com o plano, vai se fortalecer, dar caminhos, definir papéis de quem é a responsabilidade da base. Porque a base de cada modalidade é diferente – do tiro, são pessoas mais velhas; da ginástica, são crianças. É preciso trabalhar isso individualmente, mas a visão principal é essa: sem base, não tem alto rendimento.”

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) espera que o Brasil figure no ranking dos dez melhores do mundo nas Olimpíadas de 2016.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara