Juiz diz que algoritmo matemático não pode ser patenteado

Leonard Davis, juiz federal do Texas, nos Estados Unidos, decidiu que um algoritmo não pode ser registrado como patente. A empresa de patentes falsas Uniloc processava o serviço de armazenamento de dados Rackspace por vender armazenamento baseado em um “método de processamento de números de ponto flutuante”.

Modo como a Rakcspace vê a Uniloc

Segundo a mídia americana, a Uniloc alegava que o processamento de números de ponto flutuante usado pelo sistema operacional Linux violava a patente registrada nos Estados Unidos pela empresa.

Uma "troll de patentes" (companhia que registra centenas de patentes para depois processar quem as usar), a Uniloc até então detinha a patente de número U.S. Patent 5.892.697 – que versava sobre o tal método que “traduz” números fracionados (como 1,15, por exemplo) para o computador (que só entende os algarismos zero e um).

Para a Rackspace, a patente se baseia numa ideia matemática abstrata e por isso não pode ter dono. O juiz concordou com o argumento e afirmou que “a conversão de números flutuantes tem aplicações em campos diversos como ciências, matemática, comunicações, segurança, gráficos e jogos”.

Permitir o registro da patente seria, para o magistrado Davis, “impedir o avanço da ciência”.

Com agências