Vanessa pede ao ministro da Fazenda para votar projeto ambiental 

A presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que contribua para agilizar a votação das matérias que tratam do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Os projetos definem os serviços ambientais e prevê transferência de recursos para quem preserva as florestas.

Por conta do envolvimento de recursos do tesouro, o Ministério da Fazenda paralisou a tramitação das duas principais matérias na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara desde 2011. Um deles é de autoria do próprio governo que tramita em conjunto com o projeto apresentado em 2007 pelo deputado Anselmo de Jesus (PT/RO)definindo os serviços ambientais e prevendo a transferência de recursos, monetários ou não, aos que ajudam a produzir ou conservar estes serviços.

“Conversamos longamente sobre o assunto, o ministro garantiu que fará uma reunião com sua equipe técnica para acelerar o processo dentro do ministério e em breve teremos uma reunião junto com os parlamentares da Comissão de Mudanças Climáticas”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin.

Ela acredita que até o fim do ano a matéria será aprovada no Congresso. “A gente precisa avançar nesse aspecto, fazer com que os estados brasileiros, os próprios produtores, aqueles que garantem uma preservação tenham uma remuneração por isso”, afirmou.

Da Redação em Brasília