Vanessa participa de debate em Berlim sobre “capital natural”  

O Senado foi representado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidenta da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), nos debates sobre soluções para os graves problemas ambientais do planeta no 1º Encontro sobre Capital Natural promovido pela Globe Internacional, órgão fundado, em 1989, por legisladores de diversos países.

Vanessa participa de debate em Berlim sobre “capital natural”

Do evento, que aconteceu no último final de semana, em Berlim (Alemanha), também participaram o senador João Capiberibe (PSB-AP) e o deputado Marcio Macedo (PT-SE), representando a Câmara dos Deputados.

“O capital natural garante a sobrevivência do homem e das demais espécies. É constituído pelos recursos ou ativos do meio ambiente geradores de uma série de bens e de serviços que as sociedades humanas podem transformar em produtos úteis, para melhoria do seu bem estar”, explicou a senadora, que também é presidente da Globe Brasil.

O objetivo do encontro foi de fornecer apoio e informações aos legisladores participantes – de 25 países – para o desenvolvimento de projetos legislativos que visem incorporar o chamado ‘capital natural’ nos quadros de contabilidade de seus governos – a exemplo de Botsuana, Colômbia, Costa Rica, Geórgia, Alemanha, Peru, Filipinas e Reino Unido, que já acumulam avanços nesse tema.

Ator central

Especialistas, representantes do Banco Mundial e da ONU (Organização das nações Unidas) promoveram oficinas para capacitar os legisladores e provocar a troca de suas experiências no âmbito ambiental.

“Em função da grande biodiversidade, o Brasil é um grande e respeitado ator nesse cenário, mas infelizmente, no tocante aos direitos indígenas, por exemplo, estamos retrocedendo. A discussão sobre capital natural é necessária e vamos voltar com proposições nesse sentido”, disse o senador João Capiberibe.

O deputado Márcio Macêdo frisou que no debate sobre “capital natural”, o Brasil é “ator central”, já que é detentor da maior área de florestas tropicais do planeta e detém de 15% a 20% da biodiversidade da Terra. “É no nosso país que estão 12% das reservas de água doce do mundo, além de ser dotado de alto percentual de fontes renováveis. O Brasil é ator central no debate do capital natural no mundo”, afirmou.

Da Redação em Brasília