Nave Shenzhou-10 decolará nesta terça com três astronautas

O porta-voz do programa espacial chinês, Wu Ping anunciou nesta segunda-feira (10) que a nave espacial tripulada Shenzhou-10 será lançado na terça-feira (11) às 17h38, horário de Pequim, a partir do centro de lançamento de satélite em Jiuquan.

Astronautas chineses antes de voo da Shenzhen 10 - www.news.cn

A tripulação é composta pelos astronautas Nie Haisheng, Zhang Xiaoguang e Wang Yaping. O foguete Longa Marcha 2-F já está preparado para a missão.

Segundo Wu Ping, a missão tem como objetivos lançar a nave Shenzhou 10 para oferecer recursos pessoal e material para o módulo Tian Gong, que está em órbita, testar a tecnologia de acoplagem e a capacidade do sistema de transporte da terra ao espaço.

O segundo objetivo é avaliar a capacidade do complexo espacial para garantia da vida, trabalho e saúde de astronautas, bem como a execução de missão dos tripulantes.

A terceira tarefa é fazer pesquisa sobre a adaptação dos astronautas ao ambiente espacial e a eficiência das manobras espaciais, desenvolvimento de experimentos científicos espaciais e de reparação em órbita dos módulos, além de se ministrar aulas espaciais.

O quarto e último objetivo da missão é avaliar a coordenação de função e sistemas.

A nave Shenzhou 10 vai ficar 15 dias em órbita. Ao entrar em órbita, a nave vai fazer uma acoplagem automática e uma artificial com Tiangong 1.

Durante o voo conjunto com Tiangong 1, os astronautas vão entrar no laboratório e começar os experimentos médicos e tecnológicos, além de dar aulas. Depois disso, a nave vai separar-se do módulo e voltar para a terra.

Fonte: Rádio Internacional da China