Barbalha: Livro e exposição contam sobre Festa de Santo Antônio

A Tradicional Festa de Santo Antônio em Barbalha dá sequência à sua programação nesta semana, com shows na terça e na quarta-feira. Nesta quarta-feira, 12/6, além das apresentações musicais especiais do Dia dos Namorados, com Os Águias de Barbalha e Renato e seus Blue Caps, a Secretaria de Cultura de Barbalha sediará o lançamento do livro "Sentidos de Devoção: Festa e Carregamento em Barbalha" e a abertura da exposição museográfica "Pau de Santo, Festa de Fé", ambos coordenados pelo Iphan.

Uma festa popular de tradição secular, que atrai 500 mil pessoas e é atração nacional para “encalhados” e “esperançosas” que sonham em se casar. Mas também para turistas de diversos estados brasileiros, amantes da cultura popular tradicional nordestina e de várias linguagens e expressões artísticas. Assim é a Festa de Santo Antônio de Barbalha, município cearense distante 610 km de Fortaleza.

As festividades começaram no sábado, 1/6, com a Noite das Solteironas, e no domingo, 2/6, com o Cortejo de Grupos Folclóricos, o Carregamento e o Hasteamento do Pau da Bandeira. A maior festa de padroeiro do Brasil – agora também reconhecida pela lei estadual 96/2012, de autoria da deputada Fernanda Pessoa, como capital cearense dos festejos a Santo Antônio – continua nesta semana, com shows musicais, lançamento de livro e abertura de exposição museográfica no dia 12/6 e realização da procissão de encerramento, na quinta-feira, 13/6.

"O reconhecimento de Barbalha como capital cearenses dos festejos de Santo Antônio, por lei estadual, deixa a cidade muito honrada, e é um dos grandes diferenciais da festa este ano, aumentando ainda mais a visibilidade do evento", afirma o secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna.

"O lançamento do livro e a abertura da exposição sobre a festa são outras grandes conquistas que marcam o evento em 2013, fazendo desta uma edição ainda mais especial", acrescenta o secretário. "A programação musical, incluindo os shows especiais desta quarta-feira, Dia dos Namorados, é outro destaque".

Programação de shows

Nesta quarta-feira, 12, às 21h, no Parque da Cidade, o Dia dos Namorados será celebrado, na cidade que tem por padroeiro Santo Antônio, ao som de Matheus Fernandes, do tradicional grupo Os Águias, referencial para a história musical de Barbalha, e de Renato e seus Blue Caps, eterno ícone da Jovem Guarda. Todos os shows têm entrada franca.

Além da programação musical, os festejos religiosos, sociais e culturais, com trezenas, missas, quermesses, leilões, apresentações folclóricas, festas populares, se estendem até quinta-feira, 13/6, Dia de Santo Antônio, quando haverá celebração de missa de encerramento, às 9 horas na Igreja Matriz, e, às 16 horas, um dos momentos mais bonitos e populares da festa: a procissão com o carro-andor com a imagem do santo percorrendo as principais ruas da cidade.

Exposição "Pau de Santo, Festa de Fé"

Nesta quarta-feira, 12/6, às 19h, acontece a abertura da Exposição Museográfica sobre a Festa de Santo Antônio, fruto de parceria entre a Prefeitura de Barbalha e o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia do Ministério da Cultura responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. A exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" será aberta ao público no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha (Rua da Matriz, S/N, Centro).

A exposição foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. A mostra retrata como as celebrações de Corte, Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificatório de seus moradores. E como as insinuações em torno do poder milagreiro do mastro da bandeira dão toda uma conotação sensual e brincalhona à Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Livro "Sentidos de Devoção"

Também no dia 12 de junho, será lançado o livro "Sentidos de Devoção – Festa e Carregamento em Barbalha", igualmente resultado de trabalho realizado pela equipe do Iphan e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa. A publicação, de 260 páginas, tem como organizadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do Iphan no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras.

São reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio em campos variados, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan ressalta que existem poucos trabalhos acadêmicos defendidos e publicados sobre a festa e que, dessa forma, a publicação pretende provocar o preenchimento de uma lacuna editorial e também servir de leitura inicial, estimulando novas pesquisas sobre a celebração.

A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, o Iphan-CE possui um acervo de mais de 3 mil registros da festa, como entrevistas, fotografias, matérias em periódicos, além do próprio INRC. O livro poderá ser obtido mediante solicitação encaminhada ao Iphan-CE e também será disponibilizado nas bibliotecas do Sistema Estadual do Ceará.

Organizadores do livro

Igor de Menezes Soares (Organizador), Historiador da Superintendência do Iphan no Ceará e mestrando do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará – UFC; Ítala Byanca Morais da Silva (Organizador), Historiadora da Superintendência do Iphan no Ceará e mestre em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Autores de textos do livro

Antônio Igor Dantas Cardoso, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC;José Clerton de Oliveira Martins, Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR; José Edvar Costa de Araújo, Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA;Josier Ferreira da Silva, Professor do Departamento de Geografia da Universidade Regional do Cariri – URCA e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE; Jucieldo Ferreira Alexandre, Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e pesquisador do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Océlio Teixeira de Souza, Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e Coordenador do Projeto Cariri; Renata Marinho Paz, Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri – URCA e Coordenadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha; Rosemberg Cariry, Filósofo e cineasta; Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e pesquisadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha; Simone Pereira da Silva, Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e pesquisadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Fonte: Assessoria da Festa de Santo Antônio de Barbalha