Projeto da ponte Salvador-Itaparica é discutido na Câmara

O projeto de construção da ponte Salvador/Itaparica, que tem divido opiniões, principalmente pelo custo e pelos impactos ambientais, foi tema de sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador (CMS), na manhã desta quarta-feira (12/6). Para falar das vantagens da proposta, os vereadores receberam o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli.

Segundo o secretário, a ponte será mais um “vetor de desenvolvimento e reduzirá o fluxo de carros na BR-324”, sendo também outra porta de Salvador. Previsto para entrar em operação em 2020, o equipamento, conforme Gabrielli, “redirecionará o crescimento imobiliário da Ilha de Itaparica e do Recôncavo Sul”.

De acordo com o cronograma do Governo da Bahia, apresentado pelo secretário, a fase de pré-construção, entre 2013 e 2014, representará 40% dos custos. Nesta etapa serão feitas as fundações e os estudos do solo da Baía de Todos os Santos.

Os editais para os estudos de viabilidade dos trabalhos já foram lançados e a construção acontecerá entre 2015 e 2020. A obra tem investimento previsto de R$ 7,5 bilhões.

Da Redação