Bolsa Família enfraquece coronelismo, diz socióloga

O programa Bolsa Família, implantado no início do governo Lula, mudou a vida nos rincões mais pobres do País. O tradicional coronelismo perdeu força e a arraigada cultura da resignação está sendo abalada. A constatação é da socióloga Walquiria Leão Rego, 67 anos, que escreveu com o filósofo italiano Alessandro Pinzani, o livro “Vozes do Bolsa Família”, lançado na terça-feira (11) pela Editora Unesp.

Bolsa Família enfraquece coronelismo, diz socióloga

Durante cinco anos, entre 2006 e 2011, a dupla realizou entrevistas com os beneficiários do Bolsa Família e percorreu lugares como o Vale do Jequitinhonha (MG), o sertão alagoano e o interior do Maranhão, do Piauí e de Recife. “O Bolsa Família é o início de uma democratização real do País”, afirmou a socióloga.

Walquiria Leão Rego fala sobre esta transformação, para melhor, que o Bolsa Família provocou nas famílias que foram socialmente incluídas. “De repente, se ganha certa dignidade na vida, algo que nunca se teve, que é a regularidade de uma renda. Se ganha uma segurança maior e respeitabilidade. Houve também um impacto econômico e comercial muito grande”, afirmou.

Veja a seguir trechos da entrevista da socióloga Walquiria Leão Rego:

Boatos recentes
“Foi de uma crueldade desmesurada. Foi espalhado o pânico entre pessoas que não têm defesa. Uma coisa foi a medida administrativa da CEF (Caixa Econômica Federal). Outra coisa é o que a polícia tem que descobrir: onde começou o boato. Fiquei estupefata. Quem fez isso não tem nem compaixão. Nossa elite é muito cruel. Não estou dizendo que foi a elite, porque seria uma leviandade”.

Coronelismo
“Sim, enfraqueceu o coronelismo. O dinheiro vem no nome da pessoa, com uma senha dela e é ela que vai ao banco; não tem que pedir para ninguém. É muito diferente se o governo entregasse o dinheiro ao prefeito. Num programa que envolve 54 milhões de pessoas, alguma coisa de vez em quando acontece, mas a fraude é quase zero. O cadastro único é muito bem feito. Foi uma ação de Estado que enfraqueceu o coronelismo. Elas aprenderam a usar o 0800 e vão para o telefone público ligar para reclamar. Essa ideia de que é uma massa passiva de imbecis que não reage é preconceito puro”.

Lula
“Os votos desta população são de Lula. Até 2011, quando terminei a pesquisa, eram. Quando me perguntam por que Lula tem essa força, respondo: nunca paramos para estudar o peso da fala testemunhal. Todos sabem que ele passou fome, que é um homem do povo e que sabe o que é pobreza. A figura dele é muito forte”.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara