Sem categoria

Circular conclama a filiar mais líderes mulheres até 30/9

Em circular dirigida às instâncias intermediárias, a secretária nacional da mulher, Liège Rocha, conclama os comitês estaduais a, no bojo do 13º Congresso, desenvolverem atividades de filiação dirigidas às lideranças mulheres, sobretudo até 30 de setembro, quando se encerra o prazo que possibilita a candidatura nas eleições 2014. Confira a íntegra.

Aos Presidentes e Presidentas dos Comitês Estaduais
Secretários e Secretárias Estaduais de Organização
Secretárias Estaduais da Mulher

Camaradas,

O último decênio em nosso país trouxe importantes avanços para as mulheres. Contudo, estas ainda sofrem preconceitos e discriminações, que precisam ser superados para construir um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e abrir caminho para o socialismo no nosso país. Medidas como a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a realização das Conferências Nacionais de Políticas Públicas, a promulgação da Lei Maria da Penha, são exemplos do compromisso deste governo com a construção da igualdade de gênero.

Contudo, ainda há gargalos importantes que precisam ser superados se quisermos construir uma nação desenvolvida humana e economicamente, democrática e inclusiva para todos os seus filhos e filhas. É um grave déficit democrático que as mulheres ocupem apenas 8,7% das vagas da Câmara dos Deputados, ainda hoje, quando, pela primeira vez na história, nossa República seja presidida por uma mulher: Dilma Rousseff.

Nosso 13º Congresso Nacional se aproxima, e, ao passo que somos instados a avaliar o último decênio em nosso país, nos vemos também em tempo privilegiado para apresentar nosso Partido e nossa política para mais pessoas, envolvê-las nesse rico momento da democracia partidária, em que faremos o balanço desta década que tanto representou para as parcelas mais pobres da população, para o fortalecimento da soberania da nação e para a integração solidária da América Latina.

Neste esteio, é importantíssimo nos fortalecer entre as mulheres, uma das linhas de acumulação prioritárias definidas já no 12º Congresso e um dos pontos fortes do PCdoB nos movimentos sociais e no Legislativo Federal, onde possuímos proporcionalmente a maior bancada feminina na Câmara e no Senado. Contudo, temos desafios árduos pela frente. E não podemos prescindir da força das mulheres brasileiras para superá-los. Precisamos ampliar nossa bancada de deputados e deputadas federais; projetar mais lideranças e tornar nosso Partido e nosso projeto mais conhecidos do povo brasileiro.

É com este objetivo que conclamamos todos os camaradas, sobretudo todos os Comitês Estaduais, de capitais e de municípios com mais de 100 mil habitantes, a intensificarem, neste processo, a filiação de mulheres para as fileiras do Partido. Ganha especial relevo a filiação de lideranças femininas, companheiras de prestígio e influência na sociedade, e que se estimule sua candidatura nas próximas eleições, em 2014, o que implica que as filiações dessas lideranças sejam realizadas impreterivelmente até 30 de setembro de 2013.

Todo o esforço neste sentido deve ser empreendido. Não devemos esperar que essas lideranças venham até nós. Devemos tomar a iniciativa e procurá-las. Realizar reuniões com essas lideranças; plenárias de filiações dessas mulheres, seminários temáticos; aproximá-las, apresentar as nossas ideias, o Programa Socialista para o Brasil, convidá-las a se filiarem, a se engajarem na luta por um Brasil socialista, e a encararem o desafio da candidatura a um cargo e mandato eletivos como uma bela tarefa em prol do Brasil. Este seria um reforço valiosíssimo para o fortalecimento da musculatura de nosso Partido e da democracia brasileira: mais mulheres comunistas no Parlamento!

E todos nós, coletivamente, estamos chamados a cumprí-la!


Liège Rocha
Secretária Nacional da Mulher