12 mil turistas vêm para jogo do Brasil x Japão

A projeção do Ministério do Turismo é de que cerca de 15 mil pessoas venham para a cidade assistir à abertura da Copa das Confederações, amanhã.

A expectativa da Secretaria de Turismo é de que, a partir de hoje, a quantidade de visitantes na cidade sofra um aumento sensível.

Pontos turísticos terão reforço

A Secretaria de Cultura vai escalar mais servidores públicos para atender a demanda de turistas nos monumentos de Brasília, neste fim de semana, devido à abertura da Copa das Confederações. Os pontos turísticos receberão o apoio de pelo menos mais um funcionário, sendo que a média é de dois por local. À exceção da Catedral Metropolitana de Brasília e da Biblioteca Nacional, todos os museus e os espaços culturais estarão abertos à visitação. O Palácio do Planalto abrirá, excepcionalmente, amanhã, para receber os visitantes.

O subsecretário de Patrimônio da Secretaria de Cultura, José Delvinei dos Santos, acredita que os monumentos da Esplanada dos Ministérios concentrarão o maior movimento de pessoas. “O Centro Cultural Três Poderes, que reúne o Museu da Cidade e o Panteão da Pátria Tancredo Neves, além do Museu Nacional, serão os pontos mais visitados. Já o Catetinho e o Museu Vivo da Memória Candanga não devem receber tantos turistas”, prevê.

De todos os monumentos de Brasília, somente a Torre de TV Digital, o Panteão da Pátria, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Templo da Boa Vontade contam com guia bilíngue. “Tentamos uma parceria com os centros de línguas interescolares, mas só será possível para a Copa do Mundo. Infelizmente, a Copa das Confederações terá a carência desses profissionais”, informa o subsecretário de Cultura.