Eleição no Irã é encerrada sem incidentes

Terminou nesta sexta-feira (14) a jornada de votações do 11º turno das eleições presidenciais e 4º turno das eleições dos conselhos municipais urbanos e rurais da República Islâmica do Irã, depois de os colégios eleitorais terem mantido suas portas abertas desde as 8 horas da manhã, horário local.

O resultado da contagem de votos será anunciado até o fim do próximo sábado (15) pelo Ministério do Interior. A eleição foi prorrogada até as 22 horas (de Teerã), exceto na capital do país, onde os cidadãos puderam votar até as 23 horas.

Ahmadinejad foi votar em uma mesquita

O atual presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, foi nesta sexta-feira à tarde até a mesquita de Saheb Al-zaman, no bairro teeranês de Yaft Abad, para exercer seu direito ao voto.

Ahmadinejad colocou seu voto na urna acompanhado do vice-presidente do Irã, Mohamad Reza Rahimi e do porta-voz do governo Qolam Husein Elham.

Na quinta-feira, Ahmadinejad fez um pronunciamento público, conclamando os iranianos a irem às urnas, para o que, segundo ele, será o início de uma nova era para o país islâmico.

Em uma mensagem publicada na sexta-feira (14), Ahmadinejad falou de seu desejo de que "a nação se vista novamente com as cores da bandeira do Irã, com sua participação maciça nas eleições".

Com informações da HispanTV