Irã anuncia a vitória de Hassan Rohani nas eleições presidenciais

O candidato Hassan Rohani foi anunciado neste sábado (15) como o vencedor da 11ª rodada das eleições presidenciais da República Islâmica do Irã. O ministro do Interior, Mustafá Mohamad Nayar, anunciou que dos 36,7 milhões de votos contados, Rohani obteve mais de 18 milhões, ou seja, 50,7%. Os outros cinco candidatos que participaram obtiveram um número de votos bem menos expressivo, como no caso de Mohamad Baqer Qalibaf, o segundo colocado, com 16,5%.  

Hassan Rohani - Ahram online

De um total de 36,7 milhões de votos, 35,46 foram válidos. 72% dos iranianos com direito a participar nas eleições compareceram. Desta forma, com a vitória, Rohani é o sétimo presidente da história da República Islâmica do Irã, proveniente de uma família religiosa da província de Semnan, e formado em direito, cuja especialização completou na Escócia.

Rohani atualmente é representante do Líder Supremo da Revolução Islâmica, o aiatolá Said Ali Khamenei, no Conselho de Segurança Nacional. Também é membro do Conselho de Discernimento do Sistema (CDS) e da Assembleia de Especialistas. Além disso, dirige o Centro de Estudos Estratégicos do CDS.

Leia também:
Iranianos participam "massivamente" na eleição; reformista lidera

Depois do sucesso da Revolução Islâmica (1979) e da formação do primeiro Parlamento, Hassan Rohani foi eleito legislador em cinco períodos consecutivos, até o ano 2000. Durante esse tempo, ocupou postos como vice-presidente do Parlamento e chefe da Comissão de Defesa e Política Exterior.

Ao largo da guerra entre o Iraque e o Irã (1980-1988), Rohani serviu também como membro do Alto Conselho de Defesa e foi Comandante das forças de contra-ataque aéreo e comandante adjunto das Forças Armadas.

Depois da formação do Conselho Supremo de Segurança Nacional, foi nomeado representante do aiatolá Khamenei nesta entidade, e desempenhou o cargo de secretário durante 16 anos, até 2005.

Rohani, que fala fluentemente inglês e árabe, é autor de mais de 100 artigos e livros sobre temas relacionados à segurança nacional e à diplomacia, além de ter orientado mais de 700 investigações e teses nestes campos.

Sobre as declarações, em declarações pronunciadas logo após a finalização da contagem dos votos, em uma sessão do CDS, o seu presidente, Ali Akbar Hashemi Rafsanyani, expressou a sua gratidão à nação persa pela participação massiva e entusiasmada nas eleições presidenciais.

Segundo Rafsanyani, o “povo sábio, consciente e diligente do Irã, que está a par dos acontecimentos nacionais e internacionais, com a sua surpreendente presença nos colégios eleitorais, tornou real a previsão política anunciada” pelo aiatolá Khamenei.

“Os iranianos mostraram uma vez mais ao mundo que não se deixam influenciar pelas propagandas negativas e cumpriram o seu dever segundo o seu próprio entendimento e compreensão”, disse Rafsanyani.

Os ex-candidatos também felicitaram o vencedor, Rohani, e agradeceram o povo pela participação. O candidato que resultou em segundo lugar, Qalibaf, além de ressaltar a participação popular nas eleições, também desejou sucesso ao novo presidente.

Com informações da HispanTV