Aécio convida o prefeito de BH a disputar governo pelo PSDB

Após a reeleição à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) pode deixar o mandato em 2014 para disputar o governo de Minas Gerais. Representante do senador tucano Aécio Neves na capital mineira, Lacerda recebeu convite do ex-governador para largar o PSB e disputar o governo em nome do PSDB.

A tática do representante das forças do atraso no estado é assegurar aos tucanato e a Aécio mais quatro anos no comando do estado. Os tucanos estão no poder no estado desde 2003. Aécio protagonizou dois mandatos (2003-2010) à frente do governo estadual. Em março de 2010, renunciou ao cargo para abrir espaço para o atual governador Antônio Anastasia, reeleito no mesmo ano. 

Segundo informações da Folha de S.Paulo, os tucanos mineiros já formalizaram o convite para que Lacerda deixe o partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

As pretensões de Campos e Aécio em relação ao segundo maior colégio eleitoral do país são distintas. Campos, que há meses tem dado declarações sobre sua possível candidatura à Presidência da República, em 2014, não registra mais do que 4% nas intenções de votos, segundo pesquisas publicadas nas últimas semanas.

Já Aécio, precisa de um nome “competitivo”, para manter o controle que exerce há uma década no estado. Para os tucanos, o atual prefeito da capital pode ser o nome mais indicado para enfrentar o ministro do Desenvolvimento e ex-prefeito, Fernando Pimentel (PT). Lacerda é considerado por Aécio e Anastasia um político afinado ao projeto tucano implantado desde 2003 no estado.

Sem nenhum nome para a sucessão no estado, Lacerda é visto como o caminho mais curto e mais fácil para os tucanos mineiros – que não têm nenhuma liderança nata no estado. Nas pesquisas internas do partido, Pimentel aparece à frente de todos os aecistas que se apresentaram à disputa -quatro tucanos e o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP).

Da redação,
Mariana Viel – com informações da Folha de S.Paulo