Assis aborda fim do fator com ministro do Trabalho
O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) abordou um tema instigante para a classe trabalhadora na 102ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que está ocorrendo em Genebra, na Suíça: a necessidade de uma solução para o famigerado fator previdenciário.
Publicado 17/06/2013 16:01 | Editado 04/03/2020 17:09

Assis é o único parlamentar da bancada do Estado do Rio Grande do Sul a integrar a comitiva que viajou na última quinta-feira para Genebra, representando a Câmara dos Deputados por meio da Comissão do Trabalho, da qual o comunista é membro titular. O parlamentar se mostrou satisfeito com o nível dos debates, mas ponderou que é preciso avançar nas mudanças.
Sindicalista licenciado da presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Assis tem aproveitado a estada na Europa para trocar ideias com ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Manoel Dias, sobre temas que precisam avançar no governo Dilma Rousseff para ampliar os direitos sociais dos trabalhadores. Um dos temas desse diálogo foi o de buscar uma solução para o fator previdenciário, que hoje retira direitos dos trabalhadores, reduzindo salários, quando esses vão buscar a aposentadoria. O parlamentar cumprimentou o ministro pelas suas posições no Dia do Trabalhador, em 1º de maio de deste ano, quando Dias manifestou-se favorável à extinção do fator previdenciário.
“Os temas da agenda dos trabalhadores têm sido muito positivos na conferência da OIT, mas precisamos levar para a prática no Brasil muitas dessas discussões, que dialogam diretamente com as necessidades de quem produz a riqueza deste país e ajudam fortemente no desenvolvimento da nação e na busca da soberania”, reforçou Assis.
Para o Vermelho,
Roberto Carlos Dias