Fortaleza: Órgãos discutem ampliação do “Minha Casa, Minha Vida”

A contratação de cerca de 18.500 novas casas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi tema de reunião realizada na última sexta-feira (14/6), no Paço Municipal. Técnicos da Prefeitura de Fortaleza reuniram-se com representantes do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, da Secretaria das Cidades do Ceará e entidades do movimento popular por moradia.

Os convidados foram recepcionados pela titular da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes, que debateu as alternativas para acelerar o processo de construção de unidades habitacionais do PMCMV, em uma parceria articulada entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. “Precisamos dar resultados ao povo desta cidade. Temos mais de 100 mil pessoas cadastradas que precisam de uma resposta urgente. Para o sucesso deste projeto, precisaremos de uma boa gestão e tenham a certeza que a gestão do Prefeito Roberto Cláudio assumiu este compromisso”, defendeu Eliana.

“Nós temos todos os atores aqui reunidos para discutir e levar adiante este projeto, tendo em vista construir uma habitação mais sustentável e digna para todos, sabendo que Fortaleza pode ser a cidade onde haverá mais casas na modalidade entidades no Brasil”, destacou Maria do Carmo Avesani, do MinCidades, sobre a perspectiva de construir 3.500 habitações de interesse social, atendendo a demanda reprimida dos movimentos sociais e comunitários, que selecionadas nacionalmente, possam executar os projetos de moradia.

Outras 15 mil moradias, que deverão ser erguidas conjuntamente pelo Estado e o município, serão trabalhadas com os recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que também é um subsídio garantido através do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Estas unidades se somariam às 15.172 moradias que estão em preparação na cidade, sendo “5.600 em construção, 7.600 contratadas e outras 1.972 paralisadas por motivos diversos”, destacou Adalfran Carneiro, pela Caixa.

Os convidados do encontro puderam acompanhar as propostas de projeto urbanístico e arquitetônico dos empreendimentos construídas pela Fundação, tendo em vista discutir as adequações necessárias ao plano, especialmente com as entidades sociais. “Agradeço à Prefeitura pela consolidação do projeto Minha Casa, Minha Vida, iniciando uma gestão mais transparente na cidade. Ressaltamos que vamos colocar as demandas do povo organizado, que lutou anos para ver desenvolver esse tipo de projeto”, enfatizou o represente dos movimentos sociais, Carlos Parente.

O evento contou com a participação da Diretora do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (MinCidades), Maria do Carmo Avesani; da Consultora da Presidência da Caixa Econômica Federal, Evaniza Rodrigues; do Gerente Nacional de Habitação de Interesse Social da Caixa, Tácito Quadro Maia, do Gerente Regional de Construção Civil da Caixa, Adalfran Carneiro; do Coordenador da Secretaria das Cidades do Ceará, Flávio Jucá; e do presidente da Associação Comunidade Novo Paraíso, representando os movimentos sociais presentes, Carlos Parente.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza