UJS-CE divulga nota em apoio aos professores de Juazeiro do Norte

A União da Juventude Socialista do Estado do Ceará (UJS-CE) se solidariza e apoia a luta dos professores de Juazeiro do Norte. No documento, a entidade repudia a decisão de reduzir o salário da categoria em 40% alegando falta de verbas, atitude que considera um “retrocesso na política educacional”. Leia a seguir a íntegra da nota:

É inadmissível e vergonhosa a aprovação de um decreto na Câmara Municipal que reduz o salário dos professores e aumenta a carga horária de trabalho dos mesmos. Essas medidas vão na contramão das conquistas do movimento educacional no Brasil! Não é aceitável que na mesma semana em que a presidenta Dilma Rousseff sanciona a lei que cria a Universidade do Cariri (UFCA), que tem campus em Juazeiro do Norte, os representantes do povo na cidade aprovem uma lei que representa um retrocesso na política educacional.

Enquanto o movimento educacional celebra conquistas que vêm obtendo nos últimos anos como construção de novas Universidades Públicas, Plano de Assistência Estudantil, criação do Prouni e Pronatec, ampliação do FIES, Lei do Piso Nacional dos Professores, implantação do FUNDEB e a construção de escolas profissionalizantes em todo o nosso estado, e impulsiona a luta em defesa dos 10% do PIB, 50% do Pré-Sal e 100% dos Royalties para Educação, é bastante amargo e danoso a aprovação deste decreto.

Portanto, a nossa luta tem sido em defesa de uma educação de qualidade e que valorize os professores! A educação é um setor estratégico para construção de um país justo, soberano e desenvolvido! Direitos não se reduzem! Lutamos para que eles sejam mantidos ou ampliados! Convocamos a população juazeirense e, em especial, a juventude, para ir às ruas em defesa da Educação e barrar esse projeto retrógrado, para que possamos ampliar as conquistas, pois os desafios são enormes para melhorar o ensino brasileiro.

Fonte: Blog UJS-CE