Publicado 18/06/2013 10:08 | Editado 04/03/2020 16:46

Além da agenda com o prefeito e os conselhos tutelares, a ministra participará às 17 hs, da Abertura do 2º Encontro Nacional das Comissões Nacionais para Erradicação do Trabalho Escravo ( Hotel Premier, Avenida dos Holandeses, nº 03) . Trata-se de um gesto simbólico e político.
Simbólico porque segundo o Ministério do Trabalho e o Ministério Público Federal (MPF), o Maranhão é o estado com maior número de empregadores que contratam pessoas em condições precárias e semelhantes à escravidão, além de maior exportador de mão de obra escrava do Brasil.
Dos 296 casos registrados no Ministério do Trabalho em 2012, 30 se referem a empregadores do Maranhão, que teriam contratado 107 trabalhadores em condição de mão de obra escrava, principalmente dentro das áreas de pecuária , desmatamento e produção de carvão.
Mas o gesto de Maria do Rosário também é político. Na agenda oficial da ministra não está previsto nenhum encontro com a governadora Roseana Sarney ou mesmo algum membro do governo do estado (VEJA AQUI) .
Há duas semanas, o Governo do Estado foi flagrado pelo Ministério Público do trabalho contratando por meio de uma empresa terceirizada, a mão de obra de trabalhadores encontrados em situação análoga a escravidão. A participação da ministra em um encontro onde o tema será debatido, certamente trará de volta o assunto que a mídia Roseanista trabalha duro para esquecer.
Fonte: Maranhão Da Gente