"Diminuição da passagem não vai impedir manifestação"

O membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e da Frente de Luta Pelo Transporte Público, Pedro Joseph, informou, na tarde desta terça-feira (18), que o anúncio da redução de R$ 0,10 nas tarifas dos ônibus no Grande Recife não vai impedir a manifestação no Recife, na proxima quinta-feira (20), a partir das 16h, com concentração na Praça do bairro do Derby.


Na segunda, cerca de 500 pessoas protestaram

De acordo com ele, a diminuição foi estratégia do governador Eduardo Campos. "Ele é muito habilidoso para sair como bonzinho na história. A decisão de Eduardo só vai fortalecer a nossa luta e nada vai impedir a nossa mobilização. Defino até que estamos mais empolgados", revela.

Segundo Pedro Joseph, a pauta de reivindicação vai além da redução da passagem. "Nossa pauta não se resume a tarifa, não. Vamos protestar pela melhoria do transporte público, licitação das linhas de ônibus e atendimento das recomendações do Ministério Público do Trabalho, meia-entrada intermunicipal, passe livre para estudante e desempregado, expansão do metrô para a Zona Norte, construção de ciclovias e ciclofaixas, entre outros. Portanto, teremos um debate sério sobre a atual situação", dispara. Ainda de acordo com ele, a manifestação da última segunda-feira (17) foi importante para fortalecer a luta. "Reunir mais de mil pessoas foi muito importante. Foi uma resposta direta que não estamos de brincadeira", comenta.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco se mobilizou para acompanhar os protestos. O presidente da OAB vai solicitar um planejamento estratégico de segurança para garantir tranquilidade durante o protesto. A proposta, segundo Pedro Henrique, é prevenir possíveis excessos por parte da polícia. A manifestação tem concentração, às 16h, na Praça do Derby, área Central do Recife, e ainda não teve o percurso definido. No Facebook, cerca de 80 mil pessoas já confirmaram participação no evento "À Luta, Recife".

Ainda no Facebook, a Torcida Jovem do Sport e a Inferno Coral informaram que também vão participar da manifestação de forma pacífica e esclarecem que não usarão as camisas dos times. Na fan page do FolhaPE no Facebook, várias pessoas mostraram insatisfação ao anúncio de Campos.

Fonte Folha de PE