Sem categoria

“O Brasil quer e merece muito mais”, declarou Sorrentino 

‘Preparar a militância comunista para o debate nacional, com foco na construção de uma nova arrancada para o desenvolvimento do país’, esse é um dos objetivos do Partido comunista do Brasil (PCdoB) para o 13º Congresso Nacional, que está previsto para acontecer em novembro deste ano, na cidade de São Paulo, e tem como tema "Avançar nas mudanças".

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 

“O Brasil quer e merece muito mais”, declarou Sorrentino

Para entender como estão as preparatórias para a construção desse espaço, a Rádio Vermelho recebeu em seus estúdios o secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, que fez balanço da preparação do Congresso nos estados e sinalizou as premissas que serão construídas pelos comunistas até novembro de 2013.

Leia mais:
Comissão de Organização faz balanço e traça diretivas nacionais
 

De acordo com o dirigente comunista o Comitê Central do PCdoB orientou uma linha de mobilização que entre outras questões sinaliza como ampliar o número de militantes do Partido e associar essa ampliação a um aprofundamento da compreensão do Programa Socialista. Ele também informou que ocorrerá uma ampla realização de assembleias de base em todos os estados do país. E frisa: “Precisamos transformar o PCdoB e uma corrente de opinião pública e de ação política de massas, que tenha como centro bases estruturadas. Para isso é preciso ter consolidado quatro questões: projeto político, quadros de base, pauta e agenda”.

"O Congresso se converte em um momento de firmação das lutas e dos passos que serão seguidos por todos que compõem a base do PCdoB. Ele se dá em meio a um dos momentos mais significativos da vida nacional e também em meio a uma grande crise estrutural, temática que deverão ser exaustivamente debatidas", pontua Sorrentino.

Sorrentino acrescenta que o debate para o 13º Congresso extrapola as trincheiras comunistas. “Uma das grandes missões do Congresso é incidir na sociedade brasileira, não é um Congresso apenas para a militância comunista. Pelo seu tema ele deverá incidir profundamente na sociedade brasileira. O encontro, por excelência, se ocupa de temas nacionais, com um grande objetivo: como firmar o rumo para que o PCdoB jogue o seu papel, no que estamos chamando de nova arrancada para o desenvolvimento”.

Ele destacou que “as lutas do PCdoB sempre giraram em torno do desenvolvimento, do reforço da democracia e da construção de uma sociedade mais avançada. Tal desenvolvimento implica, por exemplo, romper com estruturas conservadoras, o que só ocorrerá com realização de reformas: macroeconômica, política, dos meios de comunicação e do judiciário”.
Na oportunidade, o dirigente falou sobre a trajetória do Brasil na última década e salientou a atuação da presidenta Dilma, especialmente na postura assumida pela mandatária em torno das questões econômicas do país.

Para Walter Sorrentino, “o país deu passos decisivos, vivemos um bom momento, mesmo ainda possuindo grandes desafios e dificuldades, herança de um modelo neoliberal. Entendemos que ainda existem grandes desafios, mas o caminho trilhado até aqui abriu o horizonte de que é possível enfrentá-los e superá-los. O Brasil quer e merece muito mais”.

Mas, ele pondera: “Para que avancemos, ainda mais, nas mudanças caberá às forças progressistas de forma geral, e ao PCdoB em particular, perceber quais são os gargalos que emperram a ampliação das transformações. Além disso, todas as conquistas alcançadas até aqui devem ser entendidas como um chamado a todas as forças populares e progressistas para continuar este processo e colocar o Brasil em um novo e sólido patamar”.

“O PCdoB entende que o Brasil precisa avançar ainda mais, ampliar o desenvolvimentismo de caráter democrático, integrado, soberano, patriótico e popular. Avançar com um projeto que fomente um desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão, que ponha fim a as desigualdades historicamente construídas”, sinalizou Sorrentino.

Ouça na Rádio Vermelho a íntegra da entrevista: