Sem categoria

Sorrentino debate 13º Congresso e a participação dos comunistas

Entre os dias 14 e 16 de novembro será realizado, em São Paulo, o 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). De acordo com informações da Secretaria de Organização do Partido, foram eleitos 858 delegados, resultado de um processo de 2.300 assembleias de base e 2.200 conferências municipais, além das conferências estaduais.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Para explicar qual é o principal saldo para o Partido das etapas municipais e estaduais e qual é a expectativa para o Congresso Nacional, a Rádio Vermelho conversou com Walter Sorrentino, secretário Nacional de Organização do PCdoB.

O dirigente declarou à Rádio Vermelho que "como já citei em outros momentos, o congresso é grande coroamento do intenso processo de debates ocorridos nos últimos seis meses. O grande desafio desta hora, que envolve a todos nós, é garantir que todos os 858 delegados estejam presentes no 13º Congresso. A presença dos delegados é fundamental, é o momento de assumir os destinos do Partido".

Walter Sorrentino destacou que "cada vez mais as decisões partidárias pesam na vida nacional, nessa encruzilhada política que se vive, onde precisamos assegurar a quarta a vitória popular em 2014 para dar continuidade e uma nova arrancada ao que semeamos". Segundo ele, essa é uma responsabilidade de todos os comunistas, um momento de amadurecimento da consciência de luta e da inserção do Partido no processo de disputa política.

Ouça também:
Congresso do PCdoB já mobilizou mais de 100 mil comunistas, afirma Renato Rabelo
José Reinaldo: PCdoB, um partido da esquerda consequente

O dirigente nacional ainda pontuou que,  qualquer que seja a frente de luta, os militantes assumem papel central no processo. "Eles são a base do PCdoB e como tais assumem um papel central na luta por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. O caminho para um rumo socialista, objetivo maior do PCdoB", reafirmou Sorrentino à Rádio Vermelho.

Na oportunidade ele informou que o Ato Político previsto para dia 15 de novembro, previsto para iniciar às 19 horas, contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também é esperado a presenta de personalidades políticas e intelectuais.

Ouça debate na Rádio Vermelho: