PCdoB na Alesp celebra a redução das tarifas

O PCdoB, através de sua bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo, celebra a conquista obtida pelos estudantes, trabalhadores e movimentos populares de São Paulo com a redução das tarifas de ônibus, trens e metro, anunciadas na noite desta quarta-feira.

Estas manifestações que têm acontecido em todo país evidenciam importantes causas sociais, que impactam a vida de milhões de brasileiros, em especial nas grandes cidades, como é o caso da mobilidade urbana e do transporte público. São acontecimentos marcantes, que valorizam a participação popular, mostram a vivacidade da democracia em nosso país e, por isso, devem ser saudados.

No caso paulista, a condenável violência policial contra os manifestantes, no dia 13/6, fez com que os atos ganhassem também o caráter de defesa da liberdade de manifestação, pedra fundamental da democracia. Os atos violentos da polícia devem ser investigados e punidos, pois é inadmissível que sejam criminalizados movimentos sociais legítimos. A minoria ínfima, que atuou através de reprováveis atos de violência e vandalismo, como vimos na última terça-feira, é voz isolada que não representa o sentimento geral dos movimentos e dos participantes.

O problema da mobilidade urbana e das deficiências do transporte público, em particular nas grandes cidades, penaliza a população diariamente com o trânsito caótico, com os altos custos das tarifas que oneram o orçamento das famílias e com a superlotação do sistema de ônibus, de trens e de metrô. Esta é hoje a face mais visível, mas não a única, das questões a serem enfrentadas por uma Reforma Urbana capaz de tornar as cidades mais desenvolvidas, democráticas e humanas.

O PCdoB apoia as manifestações pacíficas e se empenhará para buscar mecanismos de financiamento – através da ação comum entre as esferas de governo, desonerações de impostos, revisão de planilhas de custo e das margens de lucros dos empresários – para a construção de um transporte coletivo público, eficiente, de qualidade, com tarifas mais baixas e que respeite os direitos dos trabalhadores do setor. A conquista ora obtida demonstra o quanto a mobilização popular serve aos interesses da maioria da população e comprova o vigor da democracia que temos construído no Brasil.

Bancada do PCdoB na Assembléia Legislativa de São Paulo
Deputada Leci Brandão e Deputado Alcides Amazonas