CIA treina secretamente terroristas sírios 

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) tem treinado secretamente terroristas sírios, ensinando-os a usar armas antitanque e antiaérea desde o ano passado, informou na última sexta-feira (21) o jornal 'Los Angeles Times'.

A Casa Blanca se negou a comentar esse informe e somente disse que Washington tinha aumentado seu apoio a homens armados e que seguirá proporcionando assistência a eles. 

Os treinamentos nas bases militares dos EUA na Jordânia e na Turquia começaram no final de 2012, meses antes que o presidente norte-americano Barack Obama, aprovasse planos para armar diretamente os grupos armados opositores ao presidente sírio, Bashar al-Assad, segundo funcionários estadunidenses e os comandantes terroristas.

Desde que começou o programa não foi possível determinar o número exato de homens armados treinados por Washington em ambos os países; contudo, na Jordânia a formação consistia em um contingente de 20 a 45 homens armados em dado momento, segundo um comandante terrorista.

Os cursos de duas semanas incluem o treinamento para o uso de rifles antitanque de 14,5 milímetros, misseis antitanque, assim como armas antiaéreas de 23 milímetros, segundo um comandante dos bandos armados na província de Daraa.

O treinamento começou em uma nova base estadunidense no deserto na região sudoeste da Jordânia, afirmou. Até o momento, cerca de 100 terroristas de Daraa participaram dos cursos ministrados por militares estadunidenses, franceses e jordanianos, anunciou o comandante, ao sublinhar que os treinamentos continuam.

Na última quinta-feira (20), Ben Rhodes, assessor adjunto para Segurança Nacional de Obama, manifestou a decisão de Washington de dar um novo apoio em armamentos aos bandos terroristas que atuam na Síria.

Desde meados de março de 2011, a Síria é cenário de distúrbios provocados por terroristas, financiados e dirigidos por alguns países ocidentais e vários regionais, para derrocar o governo de Damasco.

Hispan TV