Sepror entrega implementos agrícolas e capacita no interior do AM

Vinte representantes de onze municípios do Amazonas estão sendo capacitados pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) para aprenderem a operar e fazer a manutenção de microtratores.

O curso de capacitação de operação e manutenção de implementos agrícolas é realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e teve início esta semana e encerra dia 23 de junho.

De acordo com o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, as máquinas irão auxiliar na produção dos municípios de Jutaí, Tapauá, Tonantins, Fonte Boa, Amaturá, Tabatinga, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Japurá e Presidente Figueiredo.

No total serão entregues 20 microtratores, distribuidores, carretas agrícolas tipo madeira, encanteradores, enxada rotativa, sucadeiras e roçadeiras agrícolas. Os implementos agrícolas somam um montante de recursos na ordem de R$850 mil reais.

Eron ressalta ainda que os implementos agrícolas foram comprados com recursos de emenda parlamentar da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e seguem a política de investimento do Governo do Estado para o setor primário.

Treinamento

As aulas são realizadas no Parque de Exposição da Expoagro, localizado na Avenida Torquato Tapajós, zona Norte. Entre os alunos estão representantes de Associações e Cooperativas, funcionários das prefeituras e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

A Calha do Madeira no final do mês passado também foi contemplada com a entrega de implementos agrícolas. A Sepror em parceria com o IDAM entregou mais de 4.700 implementos, entre Grupos Geradores (11), Motor Estacionário (2.329), Motor Rabeta (1.379), Forno para casa de farinha (171), Catitu (100), Enxada, Machado, Pedra de afiar, Caixa de Isopor, Malhadeira, Kit Ferramenta (212), Kit Pescador (228) e Kits Sangrias (86). Seis municípios da calha receberam os implementos, são eles: Nova Olinda, Borba, Novo Aripuanã, Humaitá, Foz do Canumã e Manicoré.